terça-feira, 8 de novembro de 2011

Para nunca mais perder as chaves, conceito de rastreador usa adesivos e radiofrequência

Dentro de casa, o objeto mais fácil de ser encontrado é o telefone sem fio. Afinal, basta ligar o localizador sonoro e seguir o ‘bip-bip’. Para os demais objetos, o jeito mesmo é revirar a sala, o quarto, o banheiro e até oferecer três pulinhos a São Longuinho em busca de ajuda. Porém, isso pode estar prestes a mudar. Para quem costuma esquecer com facilidade onde é que deixou determinada coisa, há uma ‘esperança’ em desenvolvimento, o Finder.

Com o auxílio de um adesivo, o Finder localiza qualquer objeto. (Foto: Divulgação)

Criado pelos designers Chu Wang, Qiujin Kou, Qian Yin e Yonghua Zhang, o Finder é um localizador de objetos capaz de ajudar a encontrar chaves, relógios, carteira e qualquer outro item que tenha sido perdido dentro de casa.

O sistema é bem simples. Ao adquirir o Finder, o usuário leva pra casa um terminal, muito parecido com um celular, e uma cartela com adesivos. Esses adesivos devem ser colados nos itens que você eventualmente perde. Esses itens, por sua vez, devem ser cadastrados no aparelho para que você possa futuramente localizá-los. Quando o controle remoto for extraviado, por exemplo, basta ir até o terminal e ele vai mostrar no visor há quantos metros de distância o objeto está e em qual a direção você deve seguir. Fascinante, não é mesmo?

Tecnologia

Por trás deste produto revolucionário está a tecnologia RFID, que significa identificação por radiofrequência. Em outras palavras, a etiqueta colada no objeto libera ondas que são “lidas” pelo localizador, que então aponta a origem da emissão. Entretanto, o produto pode apresentar falhas, já que a leitura, até o momento, só é possível a poucos metros do objeto e, além disso, as ondas podem ser bloqueadas por algum objeto maior.

Infelizmente, teremos que esperar mais um tempinho para por as mãos no Finder. O produto ainda não está à venda. Porém, para quando estiver, aí vai uma dica: cuide para não perder o terminal localizador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário