sábado, 17 de setembro de 2011

Review Celular P05-GPA2 / Google Android 2.2 e Tela 4,25" (TinyDeal)

Hoje irei apresentar o review do celular P05-GPA2, disponível no TinyDeal. Nesta análise irei abordar o sistema Android a partir de suas principais funcionalidades, procurando simplificá-lo o máximo possível para que todos possam compreendê-lo.

Os vídeos do produto foram cedidos por Jackie (um funcionário do TinyDeal) especialmente para este review aqui no Gadget World Brasil.

1 – Aparência



Vamos iniciar com a aparência. Apesar de não se tratar de uma cópia de qualquer outro celular, o P05-GPA2 se parece um pouco com alguns modelos da HTC e da Samsung. Porém, isto tem se tornado algo inevitável e muitos celulares, até mesmo de marcas conceituadas, apresentam muitas semelhanças entre si.

Este celular tem 12cm de comprimento e 5,8cm de largura. Além do tamanho razoável, este modelo conta com um suporte na parte traseira, oferecendo uma conveniência a mais na hora de assistir vídeos ou TV.

2 – SIM (chips), TF Card (cartão de memória) e Bateria


Este telefone suporta dois chips e cartões de memória de até 32GB. No vídeo abaixo é possível observar onde são posicionados os chips, o cartão de memória e a bateria do aparelho.


3 – Touch Screen e Inicialização do aparelho

O botão de inicialização (liga) situa-se na parte de cima do telefone. Pressione-o e segure por alguns segundos, logo irá aparecer o mascote do Android na tela.

Após a realização de dois testes com o aparelho, foram obtidos os seguintes tempos referentes à inicialização completa do SO e a leitura dos chips: 56 segundos e 61 segundos respectivamente.



Feitos os testes de inicialização, é chegado o momento de testar a navegação e a resposta da touch screen. Navegando pelos aplicativos pré-instalados na área de trabalho é possível sentir que a tela é bem receptiva ao toque. Porém, a tela de 4,25” não é tão sensível quanto as de outros telefones Android, mas ainda assim não há dificuldade alguma em operá-la.

O fato de a tela responder a pressão de unhas evidencia que a mesma é resistiva e não capacitiva. Outra maneira de testar a natureza da tela é jogando Angry Birds – pois com a tela resistiva não é possível expandir o campo de visão através do multi-touch.

A propósito, se você acredita que alguns aplicativos são mais importantes do que outros, é possível arrastá-los para a área de trabalho. Caso você deixe de utilizá-los, também pode arrastá-los direto para lixeira. Observe no vídeo abaixo.



4 – Gmail

O Gmail não é apenas uma caixa de e-mails. É sua identidade no mundo Android e essencial para o funcionamento de muitas aplicações como o Market e o Latitude.

Uma vez que você cadastre sua conta Gmail no celular, ela estará vinculada ao aparelho e para desvinculá-la basta resetá-lo.


5 – Market

O Market é uma plataforma de aplicativos abertos do Google. Lá, os desenvolvedores de softwares oferecem seus aplicativos de forma gratuita e os usuários podem baixá-los livremente. É possível encontrar inúmeros aplicativos como jogos, ferramentas, e-books e muito conteúdo de entretenimento.

Para cada aplicativo há uma descrição do desenvolvedor, bem como comentários de outros usuários que podem classificá-los como útil, inútil ou SPAM. Após instalar e utilizar um aplicativo você poderá classificá-lo e postar seu comentário. Caso você identifique algum conteúdo inapropriado é possível realizar denúncias.



6 - Aldiko Ebook

Um dos aplicativos pré-instalados no P05-GPA2 é o Aldiko Ebook, o leitor de livros eletrônicos mais popular do Android.

A orientação do Ebook pode ser alterada entre retrato e paisagem de acordo com a rotação do telefone; tamanho de fonte, cor de letra e tamanho de margem podem ser modificados nas Configurações. O aplicativo também permite marcar os ebooks. Além do mais, o Aldiko oferece muitos ebooks pagos e gratuitos para seus usuários.


7 - Maps, Place e Latitude

Maps é um aplicativo de posicionamento do Google. Ele diz em que rua você está por meio de satélite e internet móvel.


Antes de utilizá-lo você deverá acessar a área de trabalho (Launcher) – Configurações (Settings) – Localização e Segurança (Locantion & Security) e escolher a opção “Utilizar Redes Sem Fio” (Use Wireless Networks). Se desejar um posicionamento mais preciso, escolha “Utilizar satélites GPS e A-GPS” (Use GPS Satellites and A-GPS). Também é possível utilizar a rede WiFi.

O e-map permite que você veja onde está e o que há nas proximidades. Para mais detalhes de lugares próximos, você pode clicar em “My Location” – “What’s Nearby” (o que há nas proximidades) para ler informações com mais detalhes. Ainda é possível classificar, comentar e adicionar lugares ao seu diretório de contatos. O aplicativo também informa como chegar a um local a pé, de ônibus ou de carro.


Places é um aplicativo baseado no Maps com a função de listar locais próximos como restaurantes, cafés, bares, hotéis, etc.


Já o Latitude é um aplicativo baseado no sistema de redes sociais do Google, permitindo assim adicionar amigos através de uma conta de e-mail e desta forma partilhar sua localização atual com sua rede de amizades.



8 – Documents to Go

Um aplicativo que não vem instalado no celular, mas que vale a pena conferir (e ter!) é o “Documents to Go”. Isto porque com ele é possível visualizar e editar documentos em Word, PPT, Excel e PDF a partir de seu telefone.




9 – USB e transferência de arquivos

Você não precisa gastar muito tempo e dinheiro com internet móvel para realizar downloads de aplicativos do Android Market. Pois é possível baixar muitos aplicativos do Android no seu computador, transferi-los para o cartão de memória e instalá-los em seu telefone.

Após conectar seu celular ao seu computador por meio de um cabo USB, aparecerá um menu de notificações, onde você deverá escolher a opção para conectar os dispositivos via USB. Assim, ao instalar um aplicativo em seu cartão de memória, o sistema irá perguntar se você permite a instalação de aplicativos desconhecidos, basta responder “sim”.




10 – Task Killer

Usuários de telefones Android, independente de marca ou modelo, sempre reclamam de que a duração da bateria é muito curta. Este problema é resultado de um dos pontos negativos do sistema Android: muitos aplicativos permanecem em execução em segundo plano mesmo após serem fechados. Estes programas que permanecem em segundo plano são responsáveis por uma boa parcela do consumo de energia do aparelho.

Então fica uma dica: utilize o Task Killer para que os aplicativos sejam encerrados completamente quando você não os estiver usando.



11 – Jogos

Outro ponto que torna o Android um sistema tão atrativo é a possibilidade de baixar vários jogos grátis através do Market ou pelo seu próprio computador. Segue abaixo alguns vídeos de conteúdos gratuitos no Market.

Talking Tom


Piano


Robot Defense


12 – Vídeos e TV Móvel

O P05-GPA2 conta com uma tela de 4”, o que o faz do aparelho uma boa opção para quem gosta de assistir vídeos no celular. Além disso, o aparelho oferece suporte a TV analógica.



13 – Aplicativos Úteis

Você pode utilizar o telefone não só como um centro de entretenimento, mas também torná-lo uma ótima ferramenta multifuncional.

Desenvolvedores de programas para a plataforma Android têm oferecido cada vez mais aplicativos funcionais que visam facilitar o dia a dia dos usuários do sistema da Google.

Alguns deles são:

Localizador baseado em notícias divulgadas pela imprensa


Previsão do Tempo


Wikipedia



Messenger


14 – Algumas dicas finais

Note que o celular P05-GPA2 disponível no site TinyDeal adota o sistema Android 2.2, assim aplicativos mais recentes (Android 2.3) não podem ser usados no aparelho.

Além de disponibilizar a opção de compra unitária do aparelho, o site está oferecendo duas opções combo: a primeira inclui um suporte para utilizar o aparelho como GPS no carro e a segunda conta com um fone Bluetooh que acompanha o aparelho.

Por fim, disponibilizo mais alguns vídeos de outras funções do celular P05-GPA2.

Câmera (Fotos)


Câmera (Filmagem)


Papéis de parede


Desinstalando programas


Para acessar a página do P05-GPA2 no TinyDeal clique aqui.

Se você deseja realizar compras na TinyDeal, clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário