A Microsoft divulgou um vídeo com suas perspectivas para o futuro e a nossa interação com a tecnologia. Recentemente, a empresa tem apresentado projetos e produtos interessantes, como uma interface que permite interação “física” com hologramas e uma tecnologia que converte todas as superfícies em touchscreens. Este é o último de uma série de vídeos que se propõe a imaginar o mundo em 2019.
Visão do futuro da Microsoft (Foto: Reprodução)
O vídeo apresenta os rumos da tecnologia e como a nossa produtividade estará totalmente vinculada a computação touchscreen. A ideia de um mundo onde tudo é intuitivo e está, não apenas ao alcance dos olhos, mas dos dedos, é um conceito que parte da atual noção de interfaces com telas sensíveis ao toque, aparelhos cada vez mais finos e a idéia de movimentos controlando softwares. Para a Microsoft, em 2019 teremos vidros transparentes capazes de traduzir idiomas em tempo real, comunicação ágil entre dispositivos e mensagens aparecendo em janelas em todos os lugares.
A produção do vídeo ficou a cargo do Microsoft Office Lab. O nome pode parecer vinculado à suíte de aplicativos de escritório, mas não é. É uma divisão da Microsoft dedicada a "chutar o balde" e imaginar as tecnologias do futuro e, claro, como trazê-las do sonho para o mundo real, colocando-as em prática nos produtos da empresa. Kurt DelBene, executivo da Microsoft, classifica o exibido como possível: “Todas as tecnologias mostradas já existem atualmente. E as que não existem representam projetos da Microsoft em desenvolvimento no presente."
É interessante ver a recente preocupação da Microsoft em se colocar na vanguarda do desenvolvimento. Durante muitos anos, a empresa se comportou inercialmente graças a enorme base de consumidores que garantiu com os PCs. Recentemente, com o crescimento da Apple, a companhia viu essa base sofrer abalos e o aumento de vendas do seu principal produto, o Windows, ser solapado. Imaginar vídeos e conceitos que signifiquem um verdadeiro desbunde tecnológico é fantástico. Mas mais interessante que tudo isso é coloca-los em prática, desafio hercúleo mesmo para a Apple e a IBM, que superaram a Microsoft em valor de mercado recentemente.
Estranhos, modernos ou bizarros, veja a lista dos teclados mais diferentes que você já viu!
Já olhou para seu teclado hoje? Embora nosso foco de atenção esteja sempre no monitor, é graças ao teclado (e ao mouse) que conseguimos interagir com um computador e o mundo. Não importa se o seu PC tem 20 GB de memória RAM, chip com oito núcleos e 10 TB de espaço em disco, se você não tiver um teclado, nada disso terá muita utilidade.
O seu bom e velho teclado é uma das peças mais fundamentais do computador, apesar de ser solenemente ignorado por vendedores ao descreverem as vantagens de um modelo de PC. Também pudera, a maioria dos formatos é básico e não oferece grandes inovações tecnológicas.
Mas há mais modelos (bizarros) do que você possa imaginar. Compilamos uma lista com alguns deles. Acompanhe-nos!
Prático para quem sempre precisa de um teclado, o Roll-up Key pode ser enrolado, o que reduz seu tamanho para ser carregado dentro de uma bolsa ou mochila. Ele tem o mesmo formato que um teclado normal e é resistente à poeira e à umidade.
2. Sustentável
(Fonte da imagem: Reprodução/Logitech)
Use a luz do sol para manter seu teclado carregado com o Logitech Wireless Solar Keyboard. Mas não precisa gastar muito a energia do astro rei: depois de carregar a bateria completamente, o teclado pode ficar na escuridão por três meses. Um aplicativo para o computador mede a quantidade de bateria que o teclado tem e quanto ele está recebendo.
3. É hora de teclar!
(Fonte da imagem: L3Sys)
Ou quase isso. Só é possível pensar nos Power Rangers quando olhamos para esse teclado de pulso. O WristPC pode funcionar até na chuva, além de outros ambientes mais “hostis”. A curvatura do teclado proporciona um posicionamento seguro e confortável para o pulso.
4. Salvando carreiras
(Fonte da imagem: Maltron)
Esse teclado ergonômico tem um jeitão estranho, mas já permitiu que muitas pessoas que sofreram de LER (Lesão por Esforço Repetitivo) ou Síndrome do Túnel Carpal voltassem a trabalhar. O 3D Maltron conta com uma trackball no centro, que é movimentada pelos dedos polegares, o que também ajuda pessoas que tiveram problemas de saúde pelo uso do mouse.
5. Tron: o teclado
(Fonte da imagem: Razer)
Tron é um filme cheio de luzes de neon azuis, e o teclado baseado no filme não poderia deixar de contar com seus raios luminosos. Criado pela Razer, uma das maiores especialistas em acessórios para gamers, TRON Gaming Keyboard tem teclas na cor azul e efeitos de luz quando liga e desliga, além de imitar alguns dos sons originais do filme.
6. De ladinho
(Fonte da imagem: 2USB)
Consegue entender como esse teclado funciona? Foi preciso recorrer a um vídeo de demonstração para ver o SafeType em ação (confira abaixo). Esse teclado se divide ao meio e gira 90°, ou seja, você terá que digitar de lado. Foi testado pela Universidade Cornell, dos Estados Unidos, e segundo eles, reduz significativamente o risco de lesão motora.
7. Adaptando-se ao terreno
(Fonte da imagem: Celluon)
Se já existe um video game que dispensa controle, porque não existiria um computador que dispensa um teclado? Bem, não é exatamente isso, mas com Celluon Magic Cube, seu teclado será projetado em qualquer superfície. Ele se conecta via Bluetooth com PCs, iPads, iPhones e outros celulares. Só vendo para crer.
8. Mudando a forma de teclar
(Fonte da imagem: Frogpad)
Esse teclado para apenas uma mão é bem mais reduzido, comparado com os modelos tradicionais (padrão QWERTY). Mas segundo o fabricante, você pode escrever muito mais rápido nele, bastando um pouco de prática. Ou, talvez, muita prática. FrogPad foi desenvolvido para PDAs, mas funciona com qualquer celular com conexão Bluetooth.
9. Teclado remoto
(Fonte da imagem: Handy Key)
Imagine você, deitado no sofá, usando seu controle remoto como um teclado para seu computador. É mais ou menos essa ideia de Twiddler 2, um mouse com teclado integrado. Ele funciona por meio de um cabo USB, e foi projetado para “trazer um prazer renovado para os usuários de PC e atrair mais pessoas para o mundo da computação pessoal”. Sei.
10. Roda a Roda
(Fonte da imagem: Orbi Touch)
Não é possível dizer se esse teclado parece algo do passado ou do futuro. Mas provavelmente é o teclado mais estranho já visto. Você precisa girar os dois controles para formar as letras. Apesar do visual bastante diferente, o Orbitouch Keyless Keyboard tem uma causa nobre: é indicado para autistas, pessoas com problemas cognitivos e motores, paralisia cerebral, artrite, cegos ou com pouca visão.
11. Não perca nada
(Fonte da imagem: Logitech)
Com uma pequena tela de LCD, o Logitech G19 exibe informações para gamers, como estatísticas de jogo, e também reproduz vídeos e slides, além de outras funcionalidades. Você também pode personalizar três funções diferentes para as 12 teclas macro do teclado, além de mudar a cor de todas elas, com diversas opções de iluminação.
12. Pilotando
(Fonte da imagem: Data Hand)
Já deu para perceber que os teclados mais diferentes são aqueles feitos para pessoas com algum problema de saúde, e Datahand não foge à regra. O teclado mais parece o controle de uma nave espacial do futuro. Aqui, novamente, a vantagem é não precisar movimentar o pulso ou a mão, reduzindo muito as chances de lesões musculares. Como seria jogar com um teclado desse?
13. Enfeite de mesa
(Fonte da imagem: Womans Day)
Não parece, mas é. Esse é o Tidy Tippist, um teclado (!) em forma de toalha de mesa. Todos os componentes eletrônicos estão protegidos sob uma camada impermeável, o que permite que ele seja feito de material têxtil. O periférico é bastante suave ao toque e ainda pode ser lavado. Pode não ser o seu sonho de consumo, mas não podemos dizer o mesmo da sua tia que está aprendendo a digitar agora.
14. Alta precisão
(Fonte da imagem: Womans Day)
Ao olhar rapidamente, o Razer BlackWidow Ultimate Mechanical Gaming Keyboard (ufa!) não tem nada de especial, mas o seu segredo está na usabilidade. O teclado é referência de precisão e resposta tátil para gamers, garantido boa qualidade de jogo. As teclas são silenciosas e suaves ao toque, o que permite uma maior rapidez na hora de atacar seus inimigos.
15. Pirâmide
(Fonte da imagem: Membrana)
Encaixe suas mãos dentro dessa pirâmide e pronto, você estará usando o teclado. O Pyramid Keyboard conta com três lugares para cada dedo clicar, totalizando 24 teclas (os dois polegares ficam para fora e usam as teclas externas). Jerry Dod, autor da engenhoca, disse que as 24 teclas são suficientes em 99,5% dos textos (em inglês) – o resto pode ser alterado mudando a natureza das teclas que ficam fora.
Cansado de ter a letra “A” ao lado da “S” no seu teclado? O “U” em cima do “J”? Seus problemas acabaram. Agora você pode personalizar a ordem de todas as teclas com DX1 System. E elas não precisam estar todas presentes, basta deixar apenas as que interessam a você. Ideal para gamers e usuários que usam muitas teclas de atalho para softwares.
17. Do seu jeito
(Fonte da imagem: Art. Lebedev Studio)
Esse teclado é realmente impressionante. Optimus Tactus não tem teclas físicas e, portanto, pode ser personalizado ao gosto do usuário. Você pode definir quais atalhos deseja, juntamente com os logos de programas mais usados. No lugar de algumas teclas, um vídeo pode ser reproduzido. Por enquanto é apenas um conceito, mas apostamos alto que se tornará realidade logo.
18. É o que tem pra hoje
(Fonte da imagem: Art. Lebedev Studio)
Se o teclado acima ainda não está disponível para compra, esse aqui, bastante parecido, já está à venda, porém com um preço bem salgado: pouco mais de dois mil dólares. A sua grande vantagem é que suas teclas são pequenos displays OLED. Assim você pode configurar cada uma da maneira que quiser. Às vezes o futuro chega rápido, mas cobra um valor alto.
19. Limpeza total
(Fonte da imagem: Stell Series)
Um verdadeiro ecossistema pode estar nascendo debaixo do seu teclado agora, formado por tudo o que já caiu para debaixo de suas teclas (principalmente comida, é claro). Mas agora você conta com o Shift, um teclado que se solta para você poder fazer a faxina embaixo dele. Essa função permite que o teclado receba capas personalizáveis de jogos como Starcraft e Medal of Honor. E ele é todo personalizado para gamers.
20. Especializado
(Fonte da imagem: Stell Series)
Um dos melhores teclados para gamers segundo especialistas, o Merc Stealth permite pressionar até sete teclas ao mesmo tempo, tem perfis pré-definidos de 150 jogos, permite uma grande personalização de teclas, e é bastante confortável para uma resposta rápida ao toque. O teclado tem ainda 34 teclas macro, que podem ser configuradas da forma que você quiser.
iSec possui um sistema de controle semelhante ao Kinect e apresenta baixo custo de mercado.
(Fonte da imagem: Kotaku)
O iSec, o primeiro console feito na China, tem a sua previsão de lançamento para dezembro de 2011. Depois de fechar praticamente todas as fronteiras com o comércio e tecnologia do mundo externo, a China está prestes a quebrar mais uma barreira, lançando o seu próprio video game. Ele é de fabricação da Eedoo Technology, uma ramificação da Lenovo.
O iSec, que já foi chamado de “eBox”, utiliza um sistema de controle parecido com o do Kinect, baseado na captação dos movimentos do usuário. Aparentemente, a maioria dos jogos esperados para o seu lançamento parecem ter como foco principal a prática de exercícios. Alguns estão mais voltados para os esportes virtuais e aventuras (como combate a monstros).
Além disso, o console também funciona como uma espécie de máquina de karaokê. Embora o primeiro lote (com um milhão de unidades) esteja previsto apenas para lançamento interno, a empresa também considera vender o produto fora da China. Inclusive, há rumores de ele já está em fabricação na Europa e América do Norte. O valor estimado para o produto é de apenas US$ 470,00.
O blog "Gadget World Brasil" está realizando a promoção "Gadgets Incríveis" que contemplará 5 (cinco) leitores. Cada um dos sorteados irá ganhar um dos prêmios abaixo:
Prêmio 1: Telefone lata de Coca-Cola
Prêmio 2: Mini microscópio
Prêmio 3: Mp3 player bloco de Lego 2Gb
Prêmio 4: Relógio despertador digital c/ termômetro e calendário
Prêmio 5: Mouse wireless dobrável
A mecânica da promoção é muito simples: basta cadastrar seu e-mail para receber as atualizações do blog, lembrando que sua inscrição deverá ser confirmada em sua caixa de entrada, a partir daí estará concorrendo aos prêmios.
As inscrições serão válidas até o dia 06/11/2011. O sorteio será realizado no dia 07/11/2011 através do site RAMDOM.ORG, sendo os cinco primeiros colocados do sorteio contemplados com os prêmios respectivos às suas posições.
A confusão de fios e cabos atrás de um PC Desktop é algo comum para usuários desta plataforma. Tenho certeza de que apenas uma minoria mantém todos estes cabos organizados, até porque parece algo impossível!
Contudo, se procurarmos pela web por formas de organizar estes cabos, certamente encontraremos dezenas de ideias criativas. Porém, nenhuma delas exigirá tão pouco quanto o pack de velcros disponíveis no TinyDeal.
O pack contém seis velcros coloridos destinados à este uso específico. O valor é baixo (US$ 2,07) e o resultado é bacana. Vejam na imagem abaixo:
Se você deseja realizar compras na TinyDeal, clique aqui.
Sistema utiliza o mesmo princípio das miragens em desertos e estradas para criar a sensação visual de desaparecimento de um objeto.
Ser invisível, como no filme "O Homem Sem Sombra", ainda é um sonho distante, mas uma capa de tecido feito com material que reflita a luz de forma a tornar seu usuário invisível está mais próxima da realidade. Cientistas da Universidade de Dallas, no Texas, desenvolveram um sistema de nanotubos de carbono, que cria um efeito de miragem para esconder a si mesmo.
A criação utiliza uma fina folha de aerogel com nanotubos de carbono altamente alinhados como fonte de calor. A combinação entre a baixa capacitação térmica e a alta capacidade de transferência térmica da estrutura transparente permite que se criem modulações de alta frequência na superfície do experimento, provocando uma mudança rápida no índice de refração de materiais gasosos ou líquidos em contato com a folha.
Efeito de miragem em asfalto quente. (Fonte da imagem: Wikimedia Commons/Mila Zinkova)
Na prática, isso quer dizer que o objeto não se torna transparente em si, mas faz com que o meio ao redor dele reflita a luz de uma forma não usual, fazendo parecer que ele não está ali.
Nenhum PC para jogos está completo sem um bom mouse. Venha conhecer alguns dos mais interessantes.
Desde que foram inventados há mais de 30 anos, os mouses se consolidaram como a interface humana preferida, deixando a interação entre homem e computador muito mais amigável.
Com ele, qualquer um pode começar a explorar uma Área de trabalho instintivamente, algo que o teclado simplesmente não faz. Mas se existe um tipo de aplicativo que soube revolucionar o uso desse periférico que já era revolucionário, é o entretenimento eletrônico.
O Baixaki /Tecmundo preparou essa seleção com os dez mouses mais notáveis quando o assunto é PC para games, além de outros que podem elevar a experiência com o computador em outras tarefas ao nível máximo. Confira!
MadCatz CYBORG R.A.T. 9
(Fonte da imagem: Divulgação Cyborg)
Essa é a versão sem fio do já bem conhecido “R.A.T. 7”, que ficou famoso por ser mais “tunável” que um carro de corrida. Além da precisão absurda de 5600 DPI, o periférico vem com ajuste de peso e até uma roda de scroll adicional, que pode ser acionada com o polegar. O receptor do sinal wireless também é o carregador da bateria de lítio extra.
O ângulo dos botões no polegar e o comprimento geral do mouse podem ser ajustados com uma chave especial que está equipada no chassi de metal do dispositivo. À venda nas lojas estadunidenses por um preço aproximado de US$ 130,00.
Logitech Wireless G700
(Fonte da imagem: Divulgação Logitech)
O G700 é o mais novo integrante da conceituada série “G” de mouses gamer da Logitech. Ele vem com quatro botões laterais e mais três superiores que têm um formato esculpido, de forma que o jogador sempre possa identificá-los pelo toque, além de ter a forma ergonômica que já é tradição da Logitech.
Outro ponto interessante é que, apesar de ser um mouse wireless, o G700 pode ser conectado ao fio a qualquer momento, garantindo que você possa recarregar a bateria sem ter que fazer qualquer pausa. À venda na loja oficial dos Estados Unidos por US$ 99,00.
Razer Naga
(Fonte da imagem: Divulgação Razer)
Um dos mouses mais votados como a atual “gamer’s choice”, a escolha dos gamers. O Naga, da tradicional Razer, possui impressionantes 17 botões personalizáveis, distribuídos como um teclado numérico na lateral e entre os botões na parte de cima.
Ele também conta com sensores laser de 5600 DPI, superfície inferior à prova de ruídos e um software adicional que vem com as configurações ideais para os principais jogos que exigem muitos comandos, como os MMORPG. Seu por US$ 79,99.
CMSTORM Sentinel Advance
(Fonte da imagem: Divulgação CMSTORM)
Apesar de ser uma marca com pouco tempo de mercado, a CMSTORM, da CoolerMaster, tem mostrado que não está para brincadeira. Assim como seus concorrentes, o mouse tem alta precisão na resposta, formato ergonômico e vários botões extras programáveis.
Mas o diferencial mesmo fica por conta do minipainel OLED na parte de cima. Além de mostrar o atual estado da configuração de precisão, essa telinha pode ser programada via software para mostrar uma imagem qualquer, como o logotipo do seu clã, por exemplo. Pode ser encontrado em lojas do Brasil pelo preço médio de R$ 160,00.
Microsoft Arc Touch Mouse
(Fonte da imagem: Divulgação Microsoft)
Não é o mouse ideal para os gamers, mas muitos vão concordar que é uma ótima adição quando o assunto é mobilidade. O Arc Touch, da Microsoft, pode ser dobrado completamente para ocupar menos espaço na hora do transporte, mesmo assim, se mantém firme em forma de concha enquanto estiver em uso.
Para ficar ainda mais compacto (e bonito), a roda do scroll foi substituída por uma faixa sensível ao toque que trabalha de maneira similar. O ato de encurvar e compactar o mouse também funciona como o mecanismo de ligar e desligar, dispensando botões. Pode ser encontrado no site oficial da Microsoft Brasil por R$ 199,00.
Logitech G9X
(Fonte da imagem: Divulgação Logitech)
Esse seria uma opção híbrida, já que tem boas configurações gamer, mas sem muitos botões ou funcionalidades exageradas. O G9X possui design ergonômico, controle de precisão ajustável e módulos de peso que podem ser adicionados e removidos livremente.
Além disso, o periférico vem com uma capa externa adicional, que pode ser trocada para dar ao usuário a opção de escolher entre a textura emborrachada ou a superfície mais lisa. O Logitech G9X está a venda nas lojas estadunidenses por US$66,99.
CMSTORM Spawn
(Fonte da imagem: Divulgação CMSTORM)
Mais uma opção disponibilizada pela CMSTORM. O Spawn é um mouse para quem não tem a necessidade (ou não gosta) de muitos botões. Ele não vem com controle de precisão no periférico em si, mas você ainda alternar entre 800, 1800 ou 3500 DPI pelo software de configuração.
O periférico possui dimensões pouco menores que outros mouses do nível gamer, levando em consideração que muitos usuários não se sentem confortáveis com mouses grandes. Preço nos EUA: US$ 50,00.
RAZER Mamba
(Fonte da imagem: Divulgação Razer)
Outro periférico da Razer que é o preferido de muitos gamers hardcore. O Mamba pode chegar a impressionantes 6400 DPI, graças ao seu sensor duplo da quarta geração. Ele também pode atuar como um híbrido entre wireless e com fio.
Sua bateria pode durar até 16 horas em uso contínuo, algo considerável se levarmos em conta a sua iluminação por LED com várias opções cores. Porém, o custo alto de US$130,00 faz dela uma opção relativamente cara.
Logitech G500
(Fonte da imagem: Divulgação Logitech)
Supostamente, o G500 poderia ser considerado obsoleto depois da vinda do G700, mas o seu formato icônico que já foi imortalizado desde os primeiros mouses gamer da Logitech não será abandonado tão cedo.
SteelSeries World of Warcraft Gaming Mouse
(Fonte da imagem: Divulgação Steel Series)
O último da lista foi concebido especialmente para os fãs do maior MMORPG do mundo: World of Warcraft. Esse mouse foi projetado pela Steel Series em conjunto com a própria Blizzard, com o foco em ser a ferramenta máxima para os jogadores mais exigentes. Ele possui 15 botões que podem ser programados individualmente, mas que já vêm preparados com as configurações mais indicadas para o game.
Além disso, o World of Warcraft Gaming Mouse possui luzes de LED que podem ser trocadas entre 16 opções de iluminação diferentes, cores de sobra para quem gosta de deixar o periférico com uma personalidade própria. Naturalmente, todos esses “opcionais” têm o seu preço: US$ 90,00 nos Estados Unidos.
Dispositivo, que foi considerado o computador mais barato do mundo, será disponibilizado para estudantes de todo o país.
O jornal indiano The Economic Time anunciou o lançamento do tablet que custará US$ 35. Segundo informações, o aparelho será disponibilizado para estudantes da escola primária à universidade e chegará à Índia no dia 5 de outubro.
O ministro de desenvolvimento humano da Índia, Kapil Sibal, disse que o nome do aparelho já foi escolhido e será anunciado no lançamento oficial. No entanto, ele não forneceu detalhes do aparelho, apenas divulgou que o tablet terá conexão à internet e trará todas as funcionalidades usuais de qualquer computador.
De acordo com Sibal, o tablet, que foi classificado como o computador mais barato do mundo, dará oportunidade para que crianças transcendam as fronteiras do saber e adquiram conhecimento usando a internet. Além disso, o ministro acredita que o dispositivo poderá ser usado para erradicar a corrupção no país e ajudar a melhorar a qualidade de ensino dos professores. "Este não apenas um sonho, mas uma realidade", concluiu.
Trata-se de uma câmera desenvolvida sob o aspecto de uma placa de escritório. Sua função é gravar vídeos de pessoas que entram e saem de um escritório, bem como das pessoas que passam pelo local. Uma câmera convenientemente elaborada para registrar o que acontece em um escritório, conferindo mais segurança para um local onde trafegam muitas pessoas.
Destaque para função de detecção de voz e movimento que ativam o modo de gravação. Os vídeos são registrados em formato AVI e fotos em JPEG. Os arquivos são armazenados em um cartão de memória (suporte a cartões TF de até 16gb). O tempo de gravação contínua, com uma única carga de bateria, é de uma hora e meia ou cento e vinte horas em stand by.
A fabricante de relógios suíça Swatch apresentou de forma oficial o seu primeiro relógio touchscreen, o Swatch Touch. O modelo tem previsão de chegada nos varejistas internacionais a partir de hoje (01/10).
Nova linha da Swatch sensível ao toque. (Foto: Engadget)
O objetivo da Swatch ao desenvolver esse modelo é acabar com os botões físicos de funções. Para isso, eles ouviram dicas de designers dos recentes smartphones que temos no mercado para conceber o Swatch Touch, que possui uma grande tela LCD sensível ao toque, oferecendo ao usuário o controle completo do relógio com algumas combinações de toques na tela, alterando suas funções e características.
O modelo oferece até seis funções digitais, todas elas acessíveis via touchscreen. A interação do usuário com o relógio parece ser bem interessante. Um dos exemplos citados pela Swatch é que sua interface permite que o usuário simplesmente desloque com o dedo a sua tela, alternando a exibição da horas em diferentes fusos horários. O usuário pode programar de forma individual os dois fusos a serem exibidos, e alterná-los quando achar necessário.
Relógio da Swatch é sensível ao toque. (Foto: Engadget)
O mesmo recurso é permitido para quem precisa de duas telas de datas e calendários. Através da tela touchscreen, você pode acionar e visualizar recursos como cronômetro, alarme, timer e alarme sonoro, com uma utilização parecida com a que temos com os principais smartphones existentes no mercado.
O acabamento do Swatch Touch é em plástico rígido e tiras de silicone, dando um ar moderno ao produto, que pode ser encontrados em seis cores que atendem todos os gostos. A Swatch começa a distribuir o relógio no mercado a partir de hoje, e o seu preço sugerido é de 100 euros.