Sistema utiliza o mesmo princípio das miragens em desertos e estradas para criar a sensação visual de desaparecimento de um objeto.
Ser invisível, como no filme "O Homem Sem Sombra", ainda é um sonho distante, mas uma capa de tecido feito com material que reflita a luz de forma a tornar seu usuário invisível está mais próxima da realidade. Cientistas da Universidade de Dallas, no Texas, desenvolveram um sistema de nanotubos de carbono, que cria um efeito de miragem para esconder a si mesmo.
A criação utiliza uma fina folha de aerogel com nanotubos de carbono altamente alinhados como fonte de calor. A combinação entre a baixa capacitação térmica e a alta capacidade de transferência térmica da estrutura transparente permite que se criem modulações de alta frequência na superfície do experimento, provocando uma mudança rápida no índice de refração de materiais gasosos ou líquidos em contato com a folha.
Efeito de miragem em asfalto quente. (Fonte da imagem: Wikimedia Commons/Mila Zinkova)
Na prática, isso quer dizer que o objeto não se torna transparente em si, mas faz com que o meio ao redor dele reflita a luz de uma forma não usual, fazendo parecer que ele não está ali.
Fonte: Alexandre Guiss (TecMundo)
Nenhum comentário:
Postar um comentário