quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Novo vídeo da Microsoft sugere a tecnologia do futuro

A Microsoft divulgou um vídeo com suas perspectivas para o futuro e a nossa interação com a tecnologia. Recentemente, a empresa tem apresentado projetos e produtos interessantes, como uma interface que permite interação “física” com hologramas e uma tecnologia que converte todas as superfícies em touchscreens. Este é o último de uma série de vídeos que se propõe a imaginar o mundo em 2019.

Visão do futuro da Microsoft (Foto: Reprodução)

O vídeo apresenta os rumos da tecnologia e como a nossa produtividade estará totalmente vinculada a computação touchscreen. A ideia de um mundo onde tudo é intuitivo e está, não apenas ao alcance dos olhos, mas dos dedos, é um conceito que parte da atual noção de interfaces com telas sensíveis ao toque, aparelhos cada vez mais finos e a idéia de movimentos controlando softwares. Para a Microsoft, em 2019 teremos vidros transparentes capazes de traduzir idiomas em tempo real, comunicação ágil entre dispositivos e mensagens aparecendo em janelas em todos os lugares.

A produção do vídeo ficou a cargo do Microsoft Office Lab. O nome pode parecer vinculado à suíte de aplicativos de escritório, mas não é. É uma divisão da Microsoft dedicada a "chutar o balde" e imaginar as tecnologias do futuro e, claro, como trazê-las do sonho para o mundo real, colocando-as em prática nos produtos da empresa. Kurt DelBene, executivo da Microsoft, classifica o exibido como possível: “Todas as tecnologias mostradas já existem atualmente. E as que não existem representam projetos da Microsoft em desenvolvimento no presente."

É interessante ver a recente preocupação da Microsoft em se colocar na vanguarda do desenvolvimento. Durante muitos anos, a empresa se comportou inercialmente graças a enorme base de consumidores que garantiu com os PCs. Recentemente, com o crescimento da Apple, a companhia viu essa base sofrer abalos e o aumento de vendas do seu principal produto, o Windows, ser solapado. Imaginar vídeos e conceitos que signifiquem um verdadeiro desbunde tecnológico é fantástico. Mas mais interessante que tudo isso é coloca-los em prática, desafio hercúleo mesmo para a Apple e a IBM, que superaram a Microsoft em valor de mercado recentemente.

Assista ao vídeo da Microsoft:


Nenhum comentário:

Postar um comentário