terça-feira, 31 de maio de 2011

Empresa lança tela semitransparente para celulares


A fabricante japonesa TDK, famosa pelas fitas cassete, anunciou o desenvolvimento de uma tela de matriz passiva QVGA orgânica semitransparente que pode ser usada em dispositivos móveis como celulares e tablets. A empresa afirma que o produto deve estar disponível no segundo semestre.

A tela orgânica EL é formada por materiais que emitem luz ao receber uma descarga elétrica. O brilho forte, ângulo de visão amplo, tempo de resposta rápido e outras características, segundo a TDK, não fazem com que a tela canse os olhos dos usuários.
Por enquanto, a tela ainda é pequena (36 x 48 milímetros, aproximadamente) e tem resolução de 240 x 320 pixels.

Imagens (Divulgação/TDK)

Agora é a vez dos "Ultrabooks"

Em seu discurso na Computex 2011, Sean Maloney, vice-presidente executivo da Intel, disse que "até o final de 2012, 40% do segmento de portáteis para consumidores será composto por uma nova geração de computadores chamados 'Ultrabook', que vão combinar o melhor desempenho, tempo de resposta e segurança em formatos finos e elegantes". A pioneira dos netbooks Asustek mostrou o UX na segunda-feira, primeiro modelo na classe "Ultrabook," da Intel, na feira de computação Computex, em Taiwan. A Intel informou que modelos produzidos por outros fabricantes estariam à venda antes do Natal, a preços inferiores a mil dólares.

"A computação está tomando muitas formas, e a tecnologia da inovação é um catalisador para isso. Acreditamos que as mudanças que a Intel vem fazendo em seus roadmaps, junto com a forte colaboração da indústria, irão trazer grandes mudanças na computação pessoal nos próximos anos", afirmou. "Estamos em busca de modelos com alto poder de resposta. Serão máquinas de acionamento rápido e conexão permanente, com capacidade de resposta muito maior, semelhante à que se vê nos tablets atuais, como o iPad", disse Tim Kilroy, vice-presidente da Intel, em entrevista à Reuters em San Francisco.

Maloney acredita ainda que os Ultrabooks serão uma espécie de fusão entre os laptops de hoje com recursos de tablets, mais os já citados tempo de resposta, design e segurança. Exemplos desse tipo de produto são aparelhos como o Asus UX21, que foi lançado pela fabricante taiwanesa durante a prévia da Computex. "Haverá certa confusão devido ao fator dobra; com o aparelho aberto, você verá um computador, mas se quiser usá-lo sem abrir terá um tablet. É um computador? É um tablet? Não acho que importa", disse Mooly Eden, vice-presidente da Intel em entrevista coletiva.

Apresentação do Asus UX21

O executivo citou ainda que os "Ultrabooks" são baseados na segunda geração de processadores Core da Intel (codinome Sandy Bridge) e, a partir da segunda metade do ano, na nova plataforma de processadores codinome Ivy Bridge, que terão melhor controle de consumo de bateria, melhorias no desempenho de vídeo e de tempo de resposta e aumento na segurança. O Ivy Bridge é o primeiro chip da Intel a usar o processo de fabricação de 22 nanômetros com transistores "3D" (Tri-Gate), anunciados em maio.

Intel e os tablets
A Intel deseja tornar os laptops mais atraentes para os consumidores, cada vez mais atraídos pelo Apple iPad e outros aparelhos móveis. Os processadores da companhia acionam 80% dos computadores mundiais, mas a Intel até agora não conseguiu adaptá-los para uso em tablets e celulares inteligentes. Fabricantes como a Motorola e a Apple preferem processadores fabricados com tecnologia para uso eficiente de energia, licenciados pelo grupo britânico ARM Holdings.

Comentando sobre a concorrência com a ARM, Eden disse que a Intel chegou tarde ao mercado de tablets, mas não "fracassou." "Chegamos tarde. Hoje há muitos tablets sem chips Intel, mas estamos fazendo grande esforço para recuperar o atraso. E acredito que tenhamos conseguido, nos tablets," disse.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Conheça o HDMI 1.4

Além de permitir resolução quatro vezes maior que o Full HD e imagens 3D, o novo HDMI substitui até o cabo de rede. Conheça o componente que vai revolucionar os eletrônicos.

Feliz com sua nova TV Full HD e seu sistema de som e imagem providos por um home theater com suporte para HDMI 1.3? Pois saiba que seu investimento em tecnologia digital está prestes a ser ultrapassado. Uma nova geração de conectores HDMI está surgindo pronta para invadir o mercado com aparelhos que vão revolucionar a maneira com que você assiste à televisão.

As especificações que compõem o padrão do novo conector HDMI 1.4 estão definidas desde meados de 2009 e as primeiras TVs e players já estão surgindo diante do público. Mas o que vai mudar com sua chegada, quais vantagens em relação aos conectores atuais e por que é que você vai ter que trocar sua televisão se quiser usufruir destas vantagens?

Sobre o HDMI

Muita gente confunde o termo HDMI com Full HD ou com televisão digital. Na verdade, trata-se de um conjunto de conectores e cabos adotados como padrão para a distribuição do sinal digital. Por apresentarem uma qualidade superior aos conectores analógicos, não faz sentido que uma TV de tubo possua entrada HDMI, daí a origem da errônea associação.


Da mesma forma, as especificações do novo padrão HDMI 1.4 permitem melhorias na transmissão entre os aparelhos. Mas isso não significa que a simples substituição do cabo aumente a qualidade final da imagem, ela apenas disponibiliza os recursos necessários para a nova geração de eletrônicos. O HDMI 1.4 já está pronto, o cabo aguarda apenas a chegada de aparelhos compatíveis ao mercado para ocupar seu espaço nas lojas.

Todos os recursos que já estavam presentes nas especificações anteriores do HDMI continuam no padrão 1.4. O novo modelo soma novas possibilidades, assim como garante a comunicação entre aparelhos do padrão 1.3 sem qualquer vantagem.

Mas afinal, quais são as novidades?

HDMI Ethernet Channel

Televisões com central de mídia e suporte para recursos web já não são novidade. Com elas você pode integrar a mídia de seu computador, assistir a vídeos da internet e acessar outros conteúdos online direto da TV. Acontece que tal conexão se limita ao televisor, já no novo padrão todos os aparelhos compartilham da mesma conexão sem a necessidade de um cabo extra.

O HDMI 1.4 dedica um canal para a transmissão de dados de alta velocidade, até 100 Mb/s. Além de eliminar mais um fio do seu televisor, este novo canal permite que diversos aparelhos se comuniquem à mesma taxa de velocidade. Enquanto sua TV reproduz um vídeo da internet, o home theater sintoniza uma rádio online e envia informações para seu computador.

Audio Return Channel

Embora o cabo HDMI tradicional envie sinais de som e imagem com qualidade digital, ele permite um único sentido para o áudio. Dessa forma, muitos usuários são obrigados a utilizar um novo cabo de retorno de áudio da sua TV até seu sistema de som.

Entre as novas especificações, outro canal se encarrega de retornar o áudio no padrão 1.4, eliminando assim mais um cabo da sua estante. Entre as novas possibilidades deste mesmo recurso é participar de videoconferências pela televisão, mesmo que gerenciadas pelo computador.

Muito mais qualidade

3D Over HDMI

O HDMI 1.4 será o responsável pela popularização dos formatos e resoluções de imagens 3D ao mercado. A especificação padroniza entradas e saídas de sistemas domésticos para a reprodução de imagens 3D. Isso permite maior compatibilidade entre os aparelhos e possibilita uma resolução duas vezes maior que o formato Full HD atual.


4K x 2K Resolution Support

Se a expressão “cinema em casa” ainda não condizia com a realidade que vemos atualmente, o HDMI 1.4 permite resoluções de imagem até quatro vezes maior que o cobiçado padrão Full HD.

Isso significa que sua televisão pode exibir imagens com a mesma qualidade que a maioria dos cinemas digitais da atualidade, só que no conforto da sua casa. Os formatos compatíveis são: 3840 x 2160 a uma taxa de 24 Hz, 25 Hz ou 30 Hz; e 4096 x 2160 a uma taxa de 24 Hz.


Expanded Support For Color Spaces

A tecnologia HDMI agora suporta especificações de cores que antes eram exclusivas de câmeras digitais. Formatos como sYCC601, Adobe RGB e AdobeYCC601 podem ser interpretados pelo cabo quando este é conectado a uma máquina digital. Isso se reflete em imagens mais realistas, com cores mais vivas e profundas.


O site TinyDeal é uma das webshops que está oferecendo esta tecnologia de cabos HDMI aos seus consumidores. Seguem abaixo alguns cabos disponíveis no site.

domingo, 29 de maio de 2011

Conheça a nova geração de smartphones que está chegando ao País

Uma nova geração de smartphones começa a chegar no Brasil, com processadores mais rápidos, câmeras mais poderosas, recursos e acessórios integrados que facilitam a vida do consumidor final. Reunimos aqui os novos lançamentos da Sony Ericsson, Samsung, LG, Nokia e até mesmo o atrasado iPhone branco, da Apple.

Sony Ericsson Xperia Arc


O Xperia Arc é o novo aparelho Android da fabricante nipo-sueca. Com tela grande de 4,2", pesa apenas 117 gramas e tem 8,7 mm de espessura em sua parte mais fina.

O aparelho traz uma tela multitoque (diferente do seu antecessor, o Xperia X10), com acabamento em azul escuro ou prata. A versão do Android (2.3 "Gingerbread") utilizada no Arc é a mais recente para smartphones, e sua câmera de 8.1 megapixels grava filmes em alta definição. Segundo a fabricante, o Arc usa um sensor novo (Exmor R para mobile) com uma lente luminosa (f/2.4) para capturar "imagens em alta qualidade mesmo em condições de pouca luz".

Fotos e vídeos feitos com o Xperia Arc podem ser vistos na TV graças a uma saída HDMI integrada ao aparelho. O preço sugerido do Arc é R$ 1.699.

iPhone 4 Branco


Quase um ano após seu lançamento oficial, a versão branca do iPhone desponta por aqui, depois de inúmeros atrasos admitidos pela própria fabricante. Mas o atraso não significa que o aparelho está desatualizado.

O iPhone 4 conta com um desenho com acabamento em aço inoxidável e a tela em vidro, medindo apenas 9,3 mm de espessura (24% a menos que o iPhone 3GS). Nas suas configurações, mantém o 3G, GPS, Wi-Fi e Bluetooth, mas agora conta com um novo microfone para cancelamento de ruídos e câmera frontal para videochamadas - recurso demonstrado com entusiasmo pela Apple durante a apresentação.

A câmera traseira vem com um flash LED integrado, algo inédito em um iPhone. Como o iPad, o iPhone 4 usa o novo padrão microSIM para telefonia e dados, e usa um processador A4, desenvolvido pela própria Apple. E a tela, chamada de "retina display" pela Apple, tem maior densidade de pontos na tela em quatro vezes, aumentando a resolução (agora de 960 x 640 pixels) e facilitando a leitura de textos na tela de 3,5 polegadas. Preço sob consulta nas operadoras.

LG Optimus Black


O Optimus Black, com sistema operacional Android e tela super brilhante de 4 polegadas, foi o grande lançamento da LG na CES 2011. Assim como o iPhone 4, o Optimus Black é um aparelho que vai brigar pela qualidade de tela. A LG informa que a tecnologia NOVA Display, usada no display, é a mais brilhante do mercado, com melhor gerenciamento de energia e mostra imagens perfeitas mesmo quando exposto ao sol. O Optimus Black ainda é um dos aparelhos mais finos do mundo: 9,2 mm de espessura e pesa somente 109 gramas.

O smartphone virá com Android 2.2 "Froyo" com upgrade previsto para Android 2.3 ("Gingerbread"). A LG não deu mais mais especificações, mas a câmera frontal terá 2 megapixels para videoconferências. Seu preço ainda não foi definido, mas o aparelho deve chegar às lojas até o segundo semestre.

Motorola Atrix


As configurações técnicas do Atrix são impressionantes: tela de 4 polegadas com resolução qHD (960 x 540 pontos), câmera de 5 megapixels capaz de filmar em alta definição (720p), webcam frontal para videochamadas, 16 GB de armazenamento interno, 1 GB de memória, processador de núcleo duplo de 1 GHz (o que o deixa bastante veloz) e, algo comum em notebooks faz parte do aparelho: um leitor de impressões digitais. A versão do Android utilizada é a 2.2 ("Froyo") com capacidade de transformar o telefone em um ponto de acesso sem fios para compartilhar a conexão 3G.

A caixa do Atrix, em seu kit original, vem com o smartphone, cabos USB e HDMI e um berço/dock expansor (chamado de "dock multimídia") com mais três portas USB. Só com esse acessório, você pode ligar o dock a um monitor convencional via HDMI e teclado e mouse USB. Pronto, desktop completo.

O mais interessante é que, quando o Atrix se transforma em desktop, você não vê apenas a interface convencional do Android: a Motorola incluiu um software de virtualização (fornecido pela Citrix) que amplia as opções de uso, deixando a experiência mais próxima de um computador convencional. O navegador de internet presente nesse "Webtop" é o Mozilla Firefox, igualzinho ao do PC. Navegue em abas, acesse sites em Flash (o Atrix é compatível com a tecnologia da Adobe) e compartilhe documentos online em soluções como Google Docs, por exemplo. Já nas lojas e operadoras, pelo preço sugerido de R$ 1.999 (sem o webtop).

Nokia E7



O E7 é o novo aparelho da Nokia voltado ao mercado corporativo, com,acesso a serviços Ovi e integração com plataformas da Microsoft e da IBM. Seu design, segundo a fabricante, é inspirado no Nokia Communicator, primeiro smartphone da companhia lançado em 1996. O sistema operacional utilizado é o Symbian 3, que será atualizado em breve para uma nova versão com mais recursos.

Além de acesso a e-mails e redes corporativas, o E7 tem uma câmera de 8 megapixels com vídeo em alta definição, 16 GB de memória interna e saída HDMI para conectar o smartphone a telas maiores. O aparelho tem preço sugerido de R$ 1.599 e já está à venda.

Samsung Galaxy S II





Sucessor do Samsung Galaxy, o novo Galaxy S II vem com Android 2.3 "Gingerbread" (a mais recente para smartphones) e tem apenas 8,49 milímetros de espessura. As especificações técnicas do aparelho incluem um processador de núcleo duplode 1 GHz, tela Super AMOLED Plus de 4,2 polegadas (resolução de 480 x 800), câmera de 8 megapixels (traseira) e de 2 megapixels (dianteira), com gravação e reprodução de vídeo Full HD (1080p), suporte a Adobe Flash 10.1 e serviços do Google integrados.

A Samsung diz que o Galaxy S II vem com diversos recursos para uso no mundo corporativo, como integração com Microsoft Exchange ActiveSync e acesso a redes Cisco (VPN e WebEX). A conectividade do Galaxy S II fica por conta de redes GSM e HSPA+ (ainda inexistentes no Brasil), Wi-Fi e GPS. O preço do aparelho, que terá versões de 16 GB e 32 GB, ainda não foi divulgado, mas o smartphone deve ser lançado no país até o segundo semestre.

sábado, 28 de maio de 2011

Trabalho forçado na China inclui até jogar online

Liu Dali contou ao jornal The Guardian ter passado anos quebrando pedras de dia e jogando à noite para juntar créditos que seriam vendidos pelos guardas.


Prisioneiros chineses foram forçados a jogar games online à noite, depois de passar o dia quebrando pedras, num esquema para fazer dinheiro com bens virtuais, relatou um ex-detento ao jornal inglês The Guardian.

Liu Dali contou ao jornal que, enquanto cumpriu pena no campo de trabalhos forçados de Jixi, tinha de jogar games online para formar créditos que depois eram comercializados pelos guardas da prisão por dinheiro real.

Dali - que diz ter sido preso por três anos após denunciar um caso de corrupção em sua cidade natal - explicou que 300 prisioneiros eram forçados a jogar. Segundo ouvia dos guardas, a renda diária com os games chegava a 570 libras (cerca de 1.500 reais).

A prática de fazer dinheiro com bens virtuais tem sido chamada de "gold farming" (cultivo de ouro, em tradução livre). Ela consiste na obtenção de créditos por meio de tarefas repetitivas em jogos como "World of Warcraft".

O ex-detento afirmou ao The Guardian que, caso sua cota diária não fosse atingida, os guardas o puniam fisicamente.

Fonte: IDG Now!

DealExtreme - Pedido Recebido (3)

Este pedido da DealExtreme foi feito no ano passado, mais precisamente no dia 30/11/2010. Um bom tempo atrás. Entretanto, o pedido deve ter sido extraviado e não me dei conta. Isso porque faço várias compras em lojas diferentes, apesar de ter um controle de todas elas, não realizo conferências tão constantes e sempre dou maior atenção à pedidos que considero mais urgentes.

Contudo, algumas semanas atrás resolvi fazer uma revisão de todos os meus pedidos para verificar se tinha alguma coisa atrasada. Nisso me deparei com esta remessa muito mais atrasada do que o normal (aproximadamente quatro meses). Desta forma, entrei em contato com o suporte do DealExtreme, expliquei a situação e imediatamente realizaram os encaminhamentos necessários para despachar outra remessa com minhas mercadorias. Assim, aproximadamente trinta dias após a solicitação, recebi os produtos em minha casa.

Portanto, o objetivo deste post não é apenas mostrar mais um pedido recebido, mas também registrar a funcionalidade do serviço de suporte aos consumidores do DealExtreme.

Agora vamos ao que realmente interessa, segue abaixo a lista de itens adquiridos:

1x 4x20 Rifle Scope

1x Unique Creative Apple Shaped Memo Pad - Small (About 150-Page)

1x Unique Creative Pear Shaped Memo Pad - Small (About 150-Page)


O primeiro item é uma luneta com capacidade de ampliação de 4x e uma mira de 20mm. Ou seja, uma opção para armas de ar comprimido e de baixo calibre, tendo em vista que lentes de 20mm oferecem um campo de visão limitado, além do fato de a luneta não oferecer zoom regulável. Apesar destas limitações, o produto oferece uma excelente relação custo/benefício. Preço: US$6,77.

Já os outros dois itens são os famosos blocos de notas em formatos de frutas. Comprei duas versões pequenas, um em formato de maçã e outro de pêra. Preços: Maçã - US$1,54 e Pêra - US$1,70.

Finalmente, encerro o post informando que o prazo total para recebimento do pedido foi de 178 dias. Isto devido ao fato de que a primeira remessa foi extraviada no decorrer do processo de entrega. O pacote veio sem registro e não foi tributado.

Se você deseja fazer compras na DealExtreme clique aqui.

FragranceX.com - Pedido Recebido (3)

Mais um pedido da FragranceX.com recebido. Seguem abaixo os itens adquiridos:



Neste pedido comprei três amostras e um perfume. Paguei US$3,00 em cada amostra. Não é um preço muito atrativo, mas como gosto de conhecer novos produtos, sempre acabo comprando alguma amostra ou miniatura com base nos reviews de clientes da loja.

Em relação ao perfume M7 (Yves Saint Laurent), não o encontrei em nenhuma das quatro grandes lojas de perfumaria que consulto usualmente para realizar a comparação de preços. Assim, realizei uma busca mais "aprofundada" e consegui encontrar outras lojas nacionais que vendem este item. Abaixo o comparativo:


Observem que apesar de disponibilizarem o preço, nenhuma das lojas tem o produto disponível.

Por fim, informo que a remessa foi despachada dia 02/04/2011 e recebida dia 26/05/2011. Portanto, um prazo total de 54 dias. O pacote veio sem registro e não foi tributado.

Se você também deseja realizar compras na FragranceX.com, clique no banner acima.

sexta-feira, 27 de maio de 2011

TinyDeal - Pedido Recebido

Os relógios de pulso são, sem sombra de dúvidas, os acessórios preferidos pelos homens. Enquanto, anéis, pulseiras e correntes são adornos vistos com algumas restrições por uma parcela da classe masculina, os relógios são vistos com bons olhos pela grande maioria.

Particularmente, gosto muito dos relógios como adereço (não sou adepto de correntes, anéis ou pulseiras), contudo, o fator que sempre dificultou minhas aquisições foram os preços exorbitantes destas peças.

Além disso, optar por uma réplica de Tissot, Citzen ou Rolex não é algo que me agrada. Penso que se for para comprar um relógio dessa linha (importados chineses), que seja um item que não se utilize de logomarcas de grifes famosas. Ou seja, que tenham sua própria marca, por mais desconhecida que seja.

Assim, buscando por novidades pelo TinyDeal me deparei com alguns itens que me chamaram a atenção: relógios muito atraentes e com preços excelentes. Então, resolvi arriscar. E não me arrependi. Segue abaixo o pedido que recebi dia 25/05/2011 (quarta-feira).



Os modelos pretos são relógios que funcionam com baterias, já o modelo com fundo branco é um relógio automático e utiliza a energia produzida pelo movimento do corpo para funcionar.

Os relógios são realmente muito bonitos. Porém, por um valor tão baixo, é lógico que não são peças de alta qualidade no quesito resistência.

Esteticamente são muito bem acabados, mas não são resistentes à água. Portanto, não é possível tomar banho ou nadar com estes relógios.

Enfim, gostei muito destas aquisições. As peças realmente chamam a atenção pela sua beleza.

O pedido foi feito dia 27/04/2011 e recebido dia 25/05/2011. Portanto, um prazo total de 28 dias. O pacote veio registrado e não foi tributado.

Se você deseja realizar compras na TinyDeal, clique aqui.

terça-feira, 24 de maio de 2011

FragranceX.com - Pedido Recebido (2)

Ontem recebi um pedido da FragranceX.com. Segue abaixo a lista de itens adquiridos:



O item Diesel - Fuel for Life 75ml (Fem) está com preço excelente na FragranceX e mesmo se houvesse incidido tributação sobre esta compra, ainda seria um grande negócio. O preço pago pelo perfume foi de R$74,81, se este item tivesse sido tributado seu valor final seria de R$140,04 (SC). Agora vejamos porquê se trata de um excelente negócio.


É uma diferença incrível. Tamanha, que mesmo se o produto fosse tributado, o valor final pago pelo item seria inferior a metade do menor preço praticado pelas lojas acima.

Já o segundo, e último, item da lista é uma edição miniatura do perfume CK Euphoria Men 15ml (Masc). Itens miniatura e amostras disponíveis para comercialização são itens difíceis de se encontrar, tanto em lojas nacionais quanto internacionais. E este é um ponto que destaco na FragranceX, pois oferece meios mais viáveis (baratos!) para os consumidores que pretendem apenas experimentar uma nova fragrância antes de adquirir um frasco da mesma.

Comparar preços de miniaturas e amostras é uma tarefa inviável, já que a FragranceX é a única loja do segmento, de meu conhecimento, que comercializa esta linha de produtos.

Finalmente, informo que o pedido foi realizado dia 25/03/2011 e foi recebido dia 23/05/2011. Um prazo total de 59 dias (isso mesmo, velocidade nas entregas não é o forte da FragranceX!). A remessa foi enviada sem registro e não foi tributada.

Se você também deseja realizar compras na FragranceX.com, clique no banner acima.

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Dias contados

Saiba quais são as tecnologias modernas que estão ficando para trás.

Pode levar um, 10 ou 50 anos. O fato é que algumas das tecnologias mais usadas hoje estão com dias contados. E o motivo é muito simples: existem alternativas mais práticas a elas. Sabe aquela sua câmera digital? Ah, é verdade, você esqueceu de usá-la... seu celular já tira fotos melhores. Conheça a seguir alguns dos símbolos da modernidade que já estão ficando para trás...

Leitores Digitais

A Amazon nunca vendeu tanto Kindle quanto hoje, mas a verdade é que os e-readers já estão com os dias contados. E o grande vilão dessa história são os tablets. Enquanto os e-readers persistem com preços acessíveis, telas monocromáticas e autonomia de bateria muito superior, os tablets encantam o público com recursos multimídia, tela sensível ao toque e muita, muita interatividade.

Relógio de Pulso

Você pode até comprar um relógio de pulso e usá-lo com afinco, mas ele será muito mais um adereço do que uma ferramenta. A razão é simples: olhe em sua volta. Quantos dispositivos que mostram as horas você tem ao alcance das mãos? Aliás, é só olhar para o cantinho da tela que o próprio sistema operacional nos confidencia a hora. RIP relógio de pulso!

HD

Não, não enlouquecemos. O HD ainda é imprescindível, mas deixará de ser em um futuro breve. Principalmente para o usuário doméstico. É só parar para pensar em quanto de seus arquivos estão armazenados nas nuvens ou em dispositivos com memória flash (tipo pendrive). De fato, alguns dos notebooks mais modernos, como o MacAir, dispensam o HD e armazenam tudo em cartões SSD, mais seguros e eficientes do ponto de vista energéticos.

DVD/Blu-Ray

O Blu-Ray mal chegou às prateleiras, mas parece perder fôlego a cada dia. O mesmo acontece com o DVD fora do Brasil. E a razão da derrocada se dá por uma prática bastante difundida nos países desenvolvidos: vídeo on-demand por meio de internet streaming. O nome pode parecer complicado, mas o conceito é simples. Constitui-se em um aparelho receptor (às vezes a própria televisão) que capta o sinal da internet e permite a compra de conteúdo em alta definição pelo controle remoto; a hora que você quiser, o conteúdo que você quiser.

Na prática, o serviço de vídeo on-demand funciona como o pay-per-view da TV a cabo, mas com a diferença que a variedade de filmes e séries é extremamente superior. Nos Estados Unidos, a tecnologia já está bastante difundida e constitui um mercado lucrativo. NetFlix, Apple TV, Hulu e YouTube são alguns exemplos de provedores de conteúdo.

GPS (PNDs)

Os chamados GPS PND (Portable Navigation Device) são os famosos GPS automotivos com software dedicado, cujos suportes têm uma ventosa para grudar no vidro do carro. Apesar de extremamente úteis, os PNDs já são, em muitas vezes, substituídos pela função de localização do celular. Uma prova disso é que cinco aplicativos de localização do iPhone figuram entre os 100 mais comprados da AppStore da Apple. Sendo que dois deles estão entre os top 10.

Segundo teste prático do UOL Tecnologia, os PNDs ainda levam ligeira vantagem ante aos aplicativos de smartphones, mas a tendência é que, à medida que os smartphones evoluam, os aplicativos fiquem mais refinados, precisos e autossuficientes.

Desktop

Os desktops minguam a cada dia e não há previsão para mudança de quadro. Dados do IDC do primeiro trimestre de 2011 apontam que a maior parte das vendas de computadores do país provém de notebooks. E não é um fenômeno difícil de entender. Os notebooks estão com um preço compatível e às vezes inferior aos desktops. Quem utiliza o computador para tarefas básicas do cotidiano tende a buscar comodidade, praticidade e mobilidade. Quanto a isso, os notebooks são imbatíveis.

Apesar do forte crescimento dos notebooks, os chamados desktops ainda permanecerão no mercado por bastante tempo. A ressalva é que eles serão preferencialmente computadores de profissionais ou gamers, que precisam de um hardware extremamente robusto para as mais diversas atividades.

Mouse

Você não consegue imaginar sua vida sem um mouse? Talvez seja porque você nunca experimentou um computador 100% touchscreen ou um Kinect hackeado para controlar sistemas operacionais. A experiência não é assim tão equivalente, mas é o suficiente para "prevermos" que, sim, o mouse não deve ter uma vida muito longa.

Filmadoras e Máquinas Fotográficas

Excluindo os equipamentos profissionais, a tendência é que as máquinas filmadoras ou de fotografia portáteis desapareçam. Sério. O motivo são os smartphones, cada vez mais equipados com lentes potentes, flash e quantidade de megapixels suficiente para fazer inveja a qualquer máquina fotográfica caseira. Ou você levaria uma câmera portátil a um show sendo que seu celular filma e tira fotos em alta definição?

MP3 Player

Eles ainda são revolucionários. E as pessoas ainda estão descobrindo o poder e a praticidade da compra de músicas online. O que está em xeque e fadado ao declínio são os aparelho de MP3 dedicados, ou seja, os que têm como exclusiva tarefa reproduzir MP3. Pense em como seu celular executa a mesma tarefa com maestria e ainda agrega as outras inúmeras ferramentas.

Os praticantes de esportes talvez estejam esbravejando e arrancando os cabelos com a catastrófica previsão do fim dos MP3 players. Calma!, eles ainda devem ter uma sobrevida considerável, principalmente para o público que não quer misturar celular e entretenimento. Mas esse período deve durar só enquanto a geração acostumada com esse tipo de dispositivo existir.

3G

Aparentemente a conexão 3G é sinônimo de tecnologia de ponta, mas, olhando as previsões para os próximos anos, ela parece cada vez mais ultrapassada. Estamos falando de outras duas tecnologias que prometem revolucionar a internet móvel no mundo: HSPA+ e LTE.

De fato, a tecnologia HSPA+ (ou HSPA desenvolvido, uma evolução do 3G) já está em execução em alguns países do chamado primeiro mundo e parte da América latina. Ela garante uma velocidade de 21 Mbps (megabits por segundo); diferentes das 3G convencionais, que operam entre 5 e 14 Mbps. Já a LTE (Long Term Evolution) representa um avanço ainda maior, com velocidades de até 120Mbps. Essa, sim, poderíamos chamar de banda laaaarga.

Netbooks

Relativamente jovens no mercado, os netbooks deram o que falar em 2009. Diz-se que aquele ano foi o ano dos netbooks. Entretanto, a rápida supremacia dos pequenos computadores durou pouco. Isso porque, em janeiro de 2010, a Apple apresentou o iPad (sabe aquele tablet?) e mudou radicalmente a tendência de um mercado ainda em ascensão.

Hoje, quem necessita de algo realmente portátil vê os tablets como primeira opção, mas quem quer algo mais estável e robusto, opta por um notebook. Em meio a essa crise de identidade, os netbooks parecem esvanecer. A maior prova disso é a quantidade irrisória de novos netbooks laçados em 2011 até agora.

Cartão de Crédito

Parte da população brasileira ainda está em pleno aprendizado sobre como usar cartões de crédito, mesmo após décadas de inserção da ferramenta no mercado. Alguns ainda não aprenderam a lidar com o crédito, é verdade, mas isso é outra história. O que nos interessa, no entanto, é a tecnologia do cartão de crédito em si. Em pouco tempo será possível fazer transações com o celular utilizando a tecnologia NFC (Near Field Communication), algo muito parecido com os cartões eletrônicos que muitas cidades brasileiras já usam no transporte público. De fato, algumas cidades no Japão e em outros lugares do mundo já a utilizam como forma de pagamento experimentalmente.

Com a tecnologia NFC, o consumidor só precisa encostar o celular ou qualquer outro dispositivo móvel em um campo magnético, exatamente como feito nas catracas de transporte público. O valor é automaticamente debitado na conta do celular ou qualquer outra administradora que oferecer a tecnologia. Claro, a compra pode ser protegida com senha para evitar fraudes. Quando o padrão NFC difundir-se o suficiente para abranger grande parte dos celulares e lojas do mundo, quem precisará de cartões de crédito?

Orkut

O Google que se cuide, pois o Facebook caminha a passos largos. Estimativas apontam que já em 2011 a rede social criada por Zuckerberg pode ultrapassar o "velho" Orkut em números de usuários. Quando isso acontecer, se o Google não inovar em nenhum aspecto, o Orkut tende a cair em uma derrocada sem volta e acabar por virar uma rede social dominada por pequenos nichos.