quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Força Aérea dos EUA quer fazer uma mosca-robô assassina

Se as pesquisas forem um sucesso, inseticidas terão que se tornar mais especializados.

A USAF , a Força Aérea dos Estados Unidos, está trabalhando em um projeto de desenvolvimento de robôs do tamanho de insetos, desenhados para missões de espionagem, reconhecimento e até assassinato.

Segundo o pronunciamento feito ontem pelo Escritório de Pesquisa Científica da Força Aérea AFOSR , os engenheiros dos laboratórios da Califórnia irão aprender como construir pequenos robôs voadores chamados de Micro Air Vehicules (MAVs) que podem voar através de portas, aberturas e coberturas, conta o site The Register .

Para tanto, os pesquisadores estão analisando o comportamento das moscas em túneis com muitos obstáculos, buscando medidas para melhorar a estabilização de vôo e navegação em veículos deste tamanho, explica o Dr. William Larkin, do AFOSR .

Para seguir as moscas durante seu vôo, os pesquisadores construíram um sistema de rastreamento 3D, que tem o incrível desafio de localizar quase que instantaneamente os insetos dentro da arena de testes.

Ainda segundo o The Register, se os cientistas da USAF conseguirem compreender os mecanismos utilizados pelas moscas para se orientarem durante o vôo, eles poderão utilizar as mesmas ideias para melhorar as manobras com os MAVs onde o sinal de GPS não chega.



Nenhum comentário:

Postar um comentário