terça-feira, 28 de junho de 2011

Arma laser acende fósforos e estoura bexigas a 10 metros de distância

Brinquedo modificado tem considerável poder de fogo e necessita até de óculos de proteção

O usuário do Youtube Styropyro publicou um vídeo na semana passada mostrando uma de suas invenções: uma arma de pressão modificada que pode estourar bexigas a 10 metros de distância, além de acender fósforos instantaneamente. O poderoso brinquedo utiliza um diodo laser, parecido com os dos leitores de Blu-ray de 12x e uma bateria de 9V.

A arma chega a disparar o laser a uma velocidade de 300 milhões de metros por segundo, segundo Styropyro. Em seu vídeo de demonstração, o autor mostra tiros com distâncias de 1, 4 a 10 metros, todos certeiros e destruidores. Ele ainda acende fósforos e desenha em superfícies adequadas com o laser.

Ainda não há previsão de venda mas o brinquedo é perigoso, já que o próprio autor recomenda o uso de óculos de proteção. Veja abaixo o vídeo da arma laser:


Fonte: Olhar Digital (Imagem: Reprodução)

Dispositivo limpa até 200 litros de água do esgoto e a deixa tratada

Como um canudinho, você suga a água suja e, na outra extremidade do dispositivo, o líquido sai limpo, inodoro e sem coliformes fecais

O empresário brasileiro Ricardo Fittipaldi, de 44 anos, desenvolveu um purificador portátil de água, que limpa até 200 litros de água de esgoto e a deixa sem nenhuma impureza.

Segundo informações da Revista Alfa, o H2Life funciona por sucção, como um canudinho. A pessoa puxa a água suja e, na outra extremidade do dispositivo, ela sai limpa, inodora e sem coliformes fecais. O produto pode ser usado por cerca de 30 dias, tempo de vida útil do filtro.

Para testar o produto, o repórter da revista bebeu um gole de água do Rio Pinheiros. Segundo ele, três segundos após a filtragem, uma mistura suja virou água cristalina, totalmente sem cheiro e sem gosto. No entanto, apesar de Fittipaldi garantir que até mesmo a água de um rio como o Ganges, da Índia, ou do Rio Cubatão, pode ser consumida, quando o repórter experimentou seu próprio xixi, o líquido manteve uma “alta salinidade e deixou a desejar em termos de gosto e turbidez”.

O empresário pensa em vender o produto para missões humanitárias. Segundo o criador, o filtro, com peso de 36 gramas e 226 milímetros de comprimento, tem vantagens logísticas. “É muito mais fácil transportar mil purificadores, que pesam 36 quilos, do que carregar 200 litros de água mineral em garrafas, que equivalem a 200 quilos”, diz à revista. “Baixo peso e pequeno volume viabilizam a distribuição a grandes populações em estado de emergência", concluiu.

A tecnologia já está sendo patenteada no Brasil e vem sendo utilizada por soldados do Exército, localizados na Amazônia, desde o final de 2010 para evitar doenças gastrointestinais. O H2Life deve chegar às lojas de caça, pesca e equipamentos para esportes de aventura por cerca de R$ 350. O preço é caro, mas, de acordo o empresário, o filtro é único “porque garante a eliminação de 100% das bactérias, perigosas ou não, e preserva ainda os sais minerais da água”.


Fonte: Olhar Digital (Imagens: Revista Alfa)

Aprenda idiomas pela internet, sem gastar um tostão!

Atualmente, para poder desfrutar do máximo que a rede mundial de computadores tem a nos oferecer, dominar ou ter conhecimentos básicos da língua inglesa é fundamental. Apesar dos facilitadores como dicionários e tradutores online, dominar fundamentos de inglês pode facilitar muito a vida de pessoas que desbravam a web.

Basta observar as webshops apresentadas aqui no blog para constatar que a língua portuguesa raramente é uma opção viável para os que pretendem realizar compras internacionais. Existem exceções como a StrawberryNET.com, que oferecem um site e suporte em português, contudo, a grande maioria disponibiliza páginas apenas em inglês.

Além disso, muitas vezes desejamos obter alguma informação adicional sobre um determinado produto, esclarecer dúvidas ou até mesmo buscar um solução para um problema por meio de suporte "online" e se faz necessária a aplicação da língua inglesa.

Navegando pela web encontrei uma matéria muito interessante no site do programa "Olhar Digital", que apresenta alguns sites que oferecem cursos de idiomas gratuitos na web. Ou seja, uma oportunidade valiosa (e gratuita!) para os que não têm tempo ou dinheiro para frequentar cursos regulares de idiomas, mas que gostariam de aprender uma nova língua.

Posto abaixo o vídeo da matéria e os links dos sites citados.


Sites:

terça-feira, 21 de junho de 2011

LighTake - Cupom (Junho/2011)

RETAILMENOT - 7% OFF (em qualquer compra)
Cupom válido até 30/06/2011

Se você deseja fazer compras na LighTake, clique no banner.

Site Decide.com indica qual é a melhor hora para comprar um eletrônico

“No regrets” (Sem arrependimentos) é o slogan do site americano de análise de preços Decide.com

Você está louco para comprar uma tv nova para sua sala e, para ajudar, aquela loja de e-commerce que você confia está praticamente dando uma de tão barato que está. Você, compulsivo, vai comprar na hora, sem hesitar – aliás, como perder uma oportunidade dessas, não?!

No fim das contas, uma semana após comprar, a fabricante do televisor lança um novo modelo muito melhor que o seu, com preço equivalente e com aquele outro recurso que vai mudar sua vida e você quer morrer de arrependimento.

Para diminuir a frustração dos compradores da web, o site americano Decide.com faz, praticamente, todo o serviço de pesquisa que todo consumidor deveria fazer.

Ao fazer uma busca por um eletrônico no site, ele mostra, por exemplo, se já tem uma versão mais nova ou se vale a pena esperar o preço do equipamento baixar — todos os valores apresentados no site estão em dólar. Há a situação contrária: o serviço recomenda que o consumidor compre antes que os preços subam. O usuário ainda pode configurar alertas para que o site avise para ele quando o preço de algum eletrônico cair.

Para dar esse tipo de informação aos usuários, o Decide.com se baseia em previsões de mercado e gráficos de evolução de preço dos eletrônicos.

Por enquanto, ele só funciona nos Estados Unidos e ele analisa o preço apenas de televisores, câmeras e notebooks. Porém, o site pede que os usuários votem em outras categorias para serem inseridas como tablets, videogames, eletroeletrônicos, etc.

Fonte: UOL Tecnologia (Imagem: reprodução)

segunda-feira, 20 de junho de 2011

TinyDeal - Cupom (Junho/2011)

63f98d4864 - 5% OFF (em qualquer compra)
Cupom válido até 30/06/2011
Se você deseja realizar compras na TinyDeal, clique aqui.

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Pesquisadores desenvolvem dispositivo para adicionar cheiro a TVs e celulares

Componente dá opção de 10 mil odores diferentes para serem usados por programas de TV e sites. Pesquisa é feita em parceria com a Samsung.

As nossas televisões já têm telas enormes, imagens em 3D, áudio e vídeo de alta qualidade. O que mais podemos querer? Cheiros? Se a resposta for essa, então pesquisas feitas na Universidade da Califórnia, em parceria com a Samsung, estão no caminho certo.

A empresa, junto com os pesquisadores norte-americanos, está desenvolvendo um componente gerador de odores para TVs e celulares. O dispositivo daria aos programas de TV e sites uma opção de 10 mil odores para serem usados.

As pesquisas para o desenvolvimento de TV com odor existem há muito tempo, mas a parceria entre Samsung e a Universidade da Califórnia parece ser a primeira viável, superando os obstáculos de controle e variedade que impediram avanços de estudos anteriores.

A solução é a criação de "pixels de odores": uma matriz 100x100 com pequenos fios que torna mais fácil o aquecimento de qualquer um dos 10 mil pequenos recipientes cheios de líquido.

Alguns odores podem ser agradáveis de receber, como cenas de praia, por exemplo. Já alguns outros podem não ser tão agradáveis. Filmes cheios de mortes e cadáveres, por exemplo, não devem agradar muita gente. Para isso, também está sendo desenvolvido um sistema para bloquear certos odores. Assim, quando você estiver com fome, não precisará ser torturado pelo cheiro de sanduíche vindo do comercial de restaurantes.

O estudo da Universidade da Califórnia e da Samsung não é o único sendo desenvolvido atualmente. A NTT Communications instalou um quiosque com gerador de odores em um shopping em Tóquio, que adiciona cheiros a propagandas de restaurantes, enquanto a ScentSciences vende um dispositivo USB com 20 cheiros para PCs e videogames.


Este tema já foi matéria do Fantástico em 2009. Segue abaixo o vídeo:


Material apresentado no programa Fantástico (TV Globo) em 15/03/2009
Matéria: Japão testa televisão com cheiro

Fonte: globo.com

O FocalPrice completa 3 anos e quem ganha o presente é você!

Isso mesmo, o FocalPrice está comemorando três anos de existência neste mês de junho e para comemorar este tempo de sucesso o site está realizando uma campanha promocional dividida em etapas. É possível ganhar desde um pen drive até um tablet!

Abaixo o cronograma do período promocional:

15 à 22/06

Concorra a um tablet

Como funciona?
É muito simples, basta inserir seu e-mail em um campo apropriado, clicar no botão "Enter" e, automaticamente, o site gerará um link para que você divulgue a promoção em redes sociais, fóruns, blogs, e-mails, etc. No fim, o usuário que apresentar melhor resultado no quesito número de cliques ganhará o tablet acima.

Para participar desta incrível promoção clique na caixa de presente do FocalPrice.

16 à 22/06
Comentários no site rendem cupons de desconto e pen drives personalizados
Clique aqui e comente

19 à 26/06
Blitz de ofertas: descontos de até 50%, com estoques limitados
10% de desconto em categorias selecionadas + um brinde nas compras acima de US$50,00

Se você deseja realizar compras na Focalprice, clique aqui.

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Tudo o que você precisa saber sobre os Chromebooks e o Chrome OS

Os primeiros portáteis com o novo sistema operacional da Google começam a chegar às lojas no exterior. Saiba mais sobre o hardware e a experiência de uso.

Os primeiros Chromebooks, notebooks equipados com o novo sistema operacional Chrome OS, da Google, chegam às lojas nos EUA e em mais seis países nesta semana, e sem dúvida logo chegarão ao Brasil. Eles representam uma nova categoria de computador pessoal, projetada especificamente para tirar proveito da web e dos milhares de “aplicativos” nela disponíveis.

Não há HDs ou programas, mas também não há boa parte da complexidade de um computador tradicional: não é necessário se preocupar com anti-vírus, software de segurança ou backups. Otimizados, os Chromebooks ligam e estão prontos para usar em segundos, e tem fôlego para aguentar várias horas (de seis a oito, dependendo do modelo) longe de uma tomada.

Para conhecer melhor esta nova plataforma passamos algumas semanas com um Cr-48, o primeiro dos Chromebooks, gentilmente cedido pela Google. Compartilhamos a seguir nossas experiências com a máquina, e as respostas às inúmeras perguntas que nos foram feitas durante este período.

Mas antes de prosseguir, um aviso: o Cr-48 é um protótipo que não será vendido, e foi criado apenas para auxiliar nos testes do sistema operacional. A experiência com os Chromebooks comerciais pode ser um pouco diferente, seja por causa do software mais maduro, seja por causa de mudanças no hardware (os modelos nas lojas, por exemplo, tem um processador mais potente). Ainda assim, é possível ter uma boa idéia de como é a vida com um “notebook do Google”.

O conceito

O que são os Chromebooks?

Chromebooks são computadores portáteis feitos sob medida para rodar o Chrome OS, um novo sistema operacional desenvolvido pela Google. Eles não rodam Windows, não tem HD e nem “aplicativos” no sentido tradicional da palavra: seus programas são sites na internet (como GMail, Picnik, Google Docs e muitos outros) e os arquivos ficam armazenados “na nuvem”, em serviços como o Dropbox, o próprio Google Docs ou similares.

Se por fora um Chromebook lembra um notebook, se analisarmos o software e hardware é possível notar várias diferenças. A Google trabalhou em conjunto com os fabricantes para realizar uma série de mudanças e otimizações nas máquinas, que incluem teclados sob medida para o acesso à internet, longa autonomia de bateria e tempo de boot bastante reduzido.

Quanto eles irão custar? Onde compro um?

Os primeiros Chromebooks chegam ao mercado nesta semana nos EUA e em mais seis países: Reino Unido, França, Holanda, Alemanha, Espanha e Itália. Nos EUA serão comercializados pela Amazon e por lojas da rede Best Buy. Inicialmente estarão disponíveis dois modelos, produzidos pela Acer e pela Samsung.

Os preços variam. O modelo mais barato é o Acer Chromia, com bateria com autonomia para 6.5 horas de uso e tela de 11.6 polegadas, cuja versão Wi-Fi sai por US$ 349 nos EUA (também haverá uma versão 3G com preço ainda indefinido). Já o Samsung Chromebook Series 5 tem tela de 12,1 polegadas, um design mais elegante e bateria com autonomia para 8 horas de uso. Sairá por US$ 429 na versão Wi-Fi e US$ 499 na versão 3G.

Quando os Chromebooks chegam ao Brasil?

Ainda não há previsão oficial. Segundo Hamilton Yoshida, da Samsung Brasil, a empresa tem a intenção de lançar as máquinas no mercado nacional, mas ainda não há datas ou preço.

Qual a vantagem de um Chromebook em relação a um tablet?

Os Chromebooks tem um preço um pouco menor que os tablets mais populares (como o iPad 2 e Motorola Xoom), tela maior, teclado integrado (ideal para jornalistas, escritores, estudantes e viciados em e-mail) e são mais “simples”: não é preciso se preocupar em ligá-los ao PC para fazer backup, sincronizar dados ou atualizar o sistema.

Já os tablets pesam menos e tem um catálogo de software muito maior (no caso do iPad são mais de 75 mil títulos na App Store), o que os torna mais versáteis, sem falar que são mais úteis quando não há uma conexão web, já que os aplicativos e arquivos são armazenados localmente.

No fim é uma questão de gosto pessoal. Se você já tem um tablet, não irá se sentir atraído por um Chromebook. Mas se nunca gostou da idéia de teclados virtuais e procura uma máquina com longa autonomia de bateria e que liga instantâneamente, como um tablet, os Chromebooks podem ser uma boa pedida.

Um Chromebook substitui um notebook?

Não e nem é essa a intenção. Especialmente para quem joga, trabalha com edição profissional de imagens ou vídeo, desenvolve software ou depende de aplicativos especializados no dia-a-dia. Os Chromebooks são melhor vistos como máquinas secundárias, uma forma de levar a internet “pra viagem”.

Entretanto, um Chromebook pode ser uma boa opção para quem ainda não tem um computador e quer acessar a internet sem a “complicação” de uma máquina tradicional e sua constante necessidade de softwares de segurança, backups e atualizações.

A máquina

Como é o hardware?

Assim como nos smartphones Android, não existe uma configuração de hardware obrigatória que todos os fabricantes de Chromebooks terão de seguir. Os três modelos atualmente existentes (Cr-48/Samsung Series 5/Acer Chromia) são a princípio similares entre si, mas nada impede que no futuro um fabricante surja com uma configuração radicalmente diferente (como um processador ARM), mas ainda assim rodando o mesmo sistema operacional.

A máquina que usamos, o Cr-48, é um protótipo criado para auxiliar no desenvolvimento do sistema, e não estará à venda. Ela é discreta e bastante elegante, com acabamento em preto “emborrachado”. O teclado é espaçoso e confortável, com teclas isoladas (estilo ilha) como nos MacBooks da Apple e um layout otimizado para web, com teclas dedicadas para busca (que substitui a Caps Lock) e navegação. O trackpad é grande para facilitar o uso de gestos multitoque, e bastante preciso.

Da esquerda para a direita: leitor de cartões SD, conector
para fone de ouvido/microfone, porta USB e conector de força

Tecla de busca (com a lupa) substitui a "Caps Lock"

A tela de 12.1 polegadas é brilhante e nítida. Chama a atenção o acabamento fosco, antigamente usado em todos os notebooks mas hoje uma raridade. Há um bom motivo: com isso reduz-se o número de reflexos na tela, o que melhora sua legibilidade tanto sob a luz do sol quanto em ambientes como escritórios iluminados com lâmpadas fluorescentes.

Há pouca coisa em termos de portas e conectores: uma porta USB, um slot para leitor de cartões SD, um conector VGA para ligação a monitores externos e um conector híbrido para fones de ouvido/microfone, e mais nada. A bateria chama a atenção pelo tamanho: ocupa quase a metade da parte de baixo da máquina, embora seja bastante fina.

Bateria (com o adesivo) ocupa quase metade da parte inferior do Cr-48

O coração do Cr-48 é um processador Intel Atom de 1.66 GHz, acompanhado por 2 GB de RAM e um “HD” (na verdade um disco SSD) de 16 GB, usado pelo sistema operacional e para “cache” local de dados. Aqui surge uma diferença importante entre o protótipo e os modelos nas lojas: os Chromebooks finais tem um processador Atom dual-core, o que ajuda bastante no desempenho.

16 GB? Isso não dá pra nada, onde vou guardar meus arquivos?

Na visão da Google tudo ficará na web, de documentos a aplicativos, acessíveis a partir de qualquer computador com uma conexão à internet. O armazenamento online funciona como um “backup remoto” automático, e traz uma vantagem: como não há nada além do sistema operacional armazenado em um Chromebook, se a máquina for perdida, roubada ou danificada o usuário só precisa digitar seu login em outra para ter todos os seus arquivos de volta.

Dito isto, nada impede o uso de um pendrive ou HD externo junto com um Chromebook, pra quem realmente precisa ou prefere ter seus arquivos armazenados localmente.

Dá pra usar pendrives e cartões de memória?

Dá sim, é só plugá-los a uma porta USB e um gerenciador de arquivos aparece na tela. Os arquivos podem ser abertos (ou enviados para seus respectivos serviços na web), mas não é possível copiar arquivos do pendrive ou HD externo para a memória interna (chamada de “File Shelf” pelo sistema), nem da memória interna para um disco externo.

Como faço para me conectar à internet?

A principal forma de conexão é via Wi-Fi, mas há modelos de Chromebooks com 3G embutido. Nos EUA, qualquer usuário de um Chromebook 3G terá direito, durante dois anos, a um plano de dados gratuito com 100 MB de transferência mensal pela operadora Verizon. Não sabemos se esta oferta estará disponível em outros países.

Nenhum dos Chromebooks atualmente no mercado tem uma porta Ethernet, então esqueça os cabos de rede. Infelizmente não conseguimos testar um adaptador Ethernet para USB.

Dá pra plugar mouse e teclado? Ligar num monitor ou na TV?

Sim, testamos mouse e teclado USB, tanto modelos com e sem fios, e ambos funcionaram sem problemas. O Cr-48 e o Samsung Series 5 tem um conector VGA, que permite a ligação a monitores e TVs de tela fina (a maioria delas tem um conector para isso, geralmente chamado “PC” ou “RGB”). Já o modelo da Acer tem uma porta HDMI.

Porta VGA (à direita) pode ser usada para conexão a monitores e TVs

Quanto tempo dura a bateria?

A Google estima a autonomia do Cr-48 em 8 horas, e conseguimos algo bem próximo disso: cerca de 7 horas e meia com várias abas e aplicativos web abertos e ouvindo uma rádio online. O tempo varia de acordo com o modelo. O Chromebook da Samsung tem autonomia estimada em 8 horas de uso contínuo, mas o modelo da Acer, com uma bateria menor, tem autonomia de 6 horas.

Como é o desempenho?

Achamos o desempenho bastante satisfatório durante a navegação na web, mesmo com mais de uma dezena de abas abertas simultâneamente. Já em outras tarefas, como reprodução de vídeo e jogos, o Cr-48 deixou a desejar.

Vídeos com resolução de até 480p tocam em tela cheia sem problemas, mas conteúdo em alta-definição “engasga”, perde a sincronia entre áudio e vídeo e no geral é impossível de assistir. Também notamos que o desempenho em jogos em Flash deixou a desejar, com títulos de ação como Canabalt e Solipskier rodando a uma taxa de quadros (framerate) bem abaixo do ideal.

Temos que deixar claro que estes comentários se referem ao Cr-48, que é um protótipo. Os Chromebooks comerciais tem um processador mais poderoso (um Intel Atom dual-core), que pode resolver estes problemas.

O Chrome OS

Como é o sistema?

Abra o Google Chrome em seu desktop e coloque-o em tela cheia. Pronto, esta é a aparência do Chrome OS. Ele é o único programa no sistema operacional inteiro e tudo acontece dentro dele, da navegação web ao gerenciamento de arquivos ou bate-papo via Google Talk. O slogan do sistema é “a web e nada mais”, e ele é levado muito a sério.

Como assim, não tem aplicativos?

Há aplicativos, mas não no sentido tradicional de um arquivo que você baixa, instala e precisa ficar atualizando manualmente. Os aplicativos para o Chrome OS são sites e serviços da web, catalogados na Chrome Web Store.

Quando você encontra um programa que interessa, basta clicar no botão “Install” que ele será instalado em seu Chromebook. Sempre que você abrir uma nova aba do navegador, verá uma lista com os ícones do aplicativos instalados. Basta um clique para abrir e começar a usar.

Mas se os aplicativos são sites na web, preciso estar conectado à internet para usar?

Sim, precisa. A Google afirma que em breve os principais aplicativos poderão funcionar “offline”, incluindo o “pacote office” (Google Docs), mas por enquanto a esmagadora maioria precisa de uma conexão à internet.

É esta a principal fraqueza dos Chromebooks no momento: sem uma conexão à internet, eles são tão úteis quanto um peso de papel. Mas formas de conexão à internet são tão abundantes atualmente (Wi-Fi em cafés, shopping centers e em casa, 3G na rua) que a empresa acredita que isto não será um problema. E pense bem: a maioria das pessoas simplesmente não usa o computador quando a “internet cai”.

Se não posso instalar programas, como fica a segurança?

O Chrome OS é baseado em Linux, e como é incapaz de executar programas escritos para Windows também é imune às “pragas virtuais” criadas para atacar esta plataforma, o que o torna bastante seguro, mesmo sem um software anti-vírus ou anti-malware instalado.

Ainda assim, há várias medidas de segurança integradas. Uma delas checa a integridade do sistema operacional a cada boot: se algo estiver suspeito, o sistema inteiro é reinstalado a partir de uma cópia “limpa” armazenada em local seguro, ou baixada da internet se necessário. Tudo isso é feito automaticamente, sem a intervenção do usuário.

Quanto tempo um Chromebook leva pra dar boot?

A Google diz que em 8 segundos a máquina estará pronta para o uso, do momento em que o usuário aperta o botão de força até a tela de login. Medimos várias vezes e chegamos a algo entre 9 e 10 segundos, o que pode ser devido ao fato de que o Cr-48 é um protótipo e a versão do ChromeOS instalada ainda não era a final.

É um número pra lá de impressionante, e sem igual entre outros sistemas operacionais no mercado. Temos que acrescentar que raramente será necessário desligar um Chromebook: em vez disso simplesmente feche a tampa. Ele “dorme” instantâneamente, consome pouca energia nesse modo e “acorda” em menos de 1 segundo quando a tampa é aberta, pronto para usar.

E pra ouvir músicas e assistir vídeos?

Ao dar dois cliques em uma música no gerenciador de arquivos um “mini-player” surge no canto da tela. Também é possível “enfileirar” músicas para reproduzí-las em sequência, criando uma espécie de playlist. Mas não é possível salvar as playlists, nem carregar uma playlist (arquivo .pls) gerado por outro programa. A Google prefere claramente que você faça streaming de suas músicas, usando serviços como o recém-anunciado Google Music, em vez de ficar carregando gigabytes de MP3 por aí.

O mesmo player que toca músicas reproduz vídeos, mas há severas limitações no formato. Não conseguimos tocar arquivos DiVX, por exemplo, embora tenhamos conseguido tocar um vídeo em alta-definição (720p) gravado com uma Canon PowerShot SX 130 IS e alguns arquivos MP4. Novamente, a Google prefere que você consuma vídeos armazenados em serviços online, como o recém-anunciado sistema de locação de filmes via YouTube além de Hulu e Netflix (nenhum deles disponível no Brasil no momento).

Dá pra rodar o Microsoft Office? Editar arquivos .DOC ou .XLS?

Não dá pra rodar o mesmo Microsoft Office do PC, mas é possível rodar as versões web do Word, Excel, PowerPoint e OneNote, as Office Web Apps, que são gratuitas. Também há alternativas como o Google Docs, Zoho Docs ou 280 Slides.

Alguns aplicativos são integrados ao sistema. Se você plugar um pendrive contendo um arquivo .DOC ou .XLS, por exemplo, o gerenciador de arquivos mostra uma opcão para fazer upload deste arquivo para o Google Docs, e lá você poderá editá-lo.

Uma curiosidade: o Chrome OS não tem a mínima idéia do que fazer com um arquivo compactado no formato .ZIP, o que é grave, já que eles são bastante comuns na internet.

Como faço para imprimir?

Se você plugar uma impressora a um Chromebook, nada acontece. Então como imprimir? Aqui entra uma nova tecnologia desenvolvida pela Google chamada “Google Cloud Print”. A idéia é que em vez de instalar centenas de megabytes de drivers para cada impressora que deseja usar, você possa imprimir em qualquer impressora conectada à internet, seja diretamente (como uma impressora HP com o sistema ePrint) ou compartilhada em um computador com o Google Chrome, que funciona como “intermediário”.

Para compartilhar uma impresora via Cloud Print é necessário instalar o Google Chrome na máquina à qual ela está instalada e habilitar o compartilhamento. No Chrome clique no ícone da Chave de Boca / Opções / Configurações Avançadas e no botão Faça login no Google Cloud Print.

Uma impressora compartilhada com o Cloud Print aparecem em uma lista sempre que você quiser imprimir alguma coisa em seu Chromebook: basta selecioná-la e pronto. O interessante é que com isso é possível fazer impressões verdadeiramente remotas, como por exemplo imprimir na impressora de casa a partir de um Chromebook em um hotel do outro lado do mundo.

Para que o Cloud Print funcione, o computador que compartilha a impressora precisa estar ligado. Se não, o arquivo ficará “na fila” até que isso aconteça.

Posso instalar o Chrome OS no meu netbook?

Oficialmente, não. O Chrome OS só estará disponível pré-instalado com novos aparelhos, assim como o Android nos smartphones. Mas o sistema é Open Source, e nada impede um desenvolvedor de baixar o código-fonte do sistema, compilá-lo e criar uma versão que rode em PCs “genéricos”.

É o que faz Hexxeh com suas versões do Chromium OS (o nome da versão Open Source do sistema), que podem rodar em qualquer PC a partir de um pendrive. Novas versões são compiladas quase que diariamente a partir do código-fonte em desenvolvimento, portanto podem não ser estáveis o suficiente para uso no dia-a-dia. Ainda assim, permitem conhecer o sistema e seus conceitos em primeira mão.

Sala é feita apenas com peças velhas de computadores

Pedaços de PC forram as paredes desta sala que tem cerca de 80 m2 e parece ser parte de algum filme de ficção.

A chamada Sala dos Computadores Mortos foi criada pelo escultor e designer polonês Marek Tomasik e consiste em uma sala feita basicamente de madeira e peças velhas de computador. Lembrando um cemitério hightech, cada canto de cada parte das paredes é forrado de processadores, coolers, disquetes e outros equipamentos de PC.

Marek junta as peças há três anos e diz que a sala faz parte de um projeto muito maior. Alguém tem palpites sobre o que o artista anda aprontando?

Confira abaixo algumas fotos de Marek e sua sala. Também é possível fazer um tour em 360º e descobrir para onde os PC’s velhos vão!



Fonte: Olhar Digital (Imagens: reprodução)

Blaze, o laser salva-vidas

Garota projetou um laser que promete diminuir os acidentes de ciclistas e motociclistas através de uma luz projetada no chão.

Uma estudante de design britânica chamada Emily Brooke projetou um equipamento que pode salvar a vida de muitas pessoas. Ele se chama Blaze e é um dispositivo laser que serve para alertar os motoristas quando um ciclista está passando.

Especialistas em segurança rodoviária, psicólogos de trânsito e uma empresa de ônibus foram ouvidos por Emily durante o processo de criação. O laser vai embutido no guidão da bicicleta ou moto e projeta uma luz verde no asfalto, à frente do ciclista. Assim, quem estiver digirindo vê o símbolo e não muda de faixa.


O Blaze aumentará muito a segurança dos motoristas, ciclistas e motociclistas e rendeu a Emily uma bolsa de estudos na Babson College, em Massachussetts, para que ela possa continuar a aperfeiçoar o projeto.

Fonte: Olhar Digital (Imagens: reprodução)

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Vendedor engana usuários ao anunciar o Wii U no Mercado Livre

Anunciante diz que os consoles vêm direto da E3 2011 e tenta vendê-los a preço de banana. Cerca de 40 perguntas ridicularizam o vendedor.

Conhecido por anunciar um Nintendo 3DS por R$900 no Mercado Livre, Vladimir IGN volta com outra "super oferta" vinda da E3 2011: 5 amostras do Wii U, também da Nintendo, por R$999. Porém, o console só será vendido em 2012. O caso se trata de uma farsa que já foi percebida pelo ME e bloqueada. A página mostra que 3 pessoas compraram o videogame, mas os perfis devem ser tão verdadeiros quanto o produto vendido.


Vários detalhes do anúncio desmascaram o vendedor, como a montagem feita em Photoshop ou os jogos de baseball gravados em VHS do Discovery Channel. Mas a empreitada de Vladimir só fez com que sua reputação piorasse, já que foi sacaneado nas perguntas da página: “Amigo, fiquei interessado nas fitas de VHS! Queria saber se elas vêm rebobinadas de fábrica! Responder com urgência. Obrigado.” diz um dos recados.


Fonte: Olhar Digital (Imagens: reprodução)

Menor câmera do mundo filma em HD

Advanced World's Smallest Camera (HD Edition)

Se pra você, quando o assunto é tecnologia, quanto menor melhor, atenção para a DV95, que leva o título de menor câmera do mundo. Projetada para se parecer com uma DSLR profissional, funciona como filmadora HD e câmera digital.

Medindo incríveis 1.25cm, suas configurações são: memória máxima com cartão Micro SD 32GB, sensor CMOS de 2 megapixels, formato de gravação de vídeo AVI com resolução 1280x720p e fotos com até 8 megapixels.

A bateria tem duração de 1 hora e, segundo o fabricante, o mesmo tempo de gravação irá utilizar cerca de 1GB de memória.

Ah, e como o próprio site alerta, mantenha fora do alcance das crianças!


Gostou da câmera? Você pode adquirí-la no Chinavasion clicando AQUI.

segunda-feira, 13 de junho de 2011

A evolução dos isqueiros

Este objeto banal, mas fundamental na vida dos fumantes, já foi artigo de luxo e em períodos e locais específicos exigia-se até uma licença para portá-los.

Pois é, os isqueiros tiveram dias gloriosos antes de serem aperfeiçoados e adaptados para produção em massa. O glamour de outrora perdeu espaço para a popularização deste artigo, desde a invenção de sua versão descartável.

Os isqueiros descartáveis alcançaram o mercado de maneira eficaz pela sua funcionalidade óbvia aliada ao seu baixo custo. Contudo, sempre haverá os que buscam produtos diferenciados, mesmo se tratando de um objeto tão comum quanto um isqueiro.

Umas das empresas pioneiras na produção de isqueiros ornamentados foi a Zippo®. Inicialmente destacou-se por produzir isqueiros “a prova de vento”, uma melhoria proporcionada pelo design de seus produtos. A partir daí, também passou a produzir séries colecionáveis de seus artigos.

Atualmente, apesar de ainda destacar-se neste segmento de mercado, a Zippo® não está só, observem abaixo alguns isqueiros diferentes comercializados no site DealExtreme (inclusive Zippo®).

Gun Shaped Butane Jet Torch Lighter with Leather Pouch
US$8,10

Wrench Shaped Steel Butane Lighter
US$2,60

Genie Lamp Shaped 2-LED RGB Flashing Butane Lighter
US$6,51

2-in-1 Pistol Shaped Butane Lighter with Laser Pen
US$4,80

Mini Beer Bottle Butane Gas Lighter (Yellow)
US$3,40

Genuine Zippo Copper Oil Lighter - Abyss Logo (Purple)
US$22,21

Unique Axe Shaped Lighter
US$1,95

Metal Bullet Shaped Butane Lighter
US$3,42

Sword Shaped Butane Jet Torch Lighter
US$3,40

Gold Bullion Bar Shaped Butane Gas Lighter
US$2,65

Fire Extinguisher LED Flashlight and Butane Lighter
US$2,91

Military Hand Grenade Shaped Lighter with Fight Sound Effects (Green)
US$3,82

Rifle Style Dual Flame Butane Lighter
US$5,15

Antique Copper Metallic Oil Lighter (War Theme)
US$3,32

Casino Chip Butane Lighter
US$2,82

Se você deseja fazer compras na DealExtreme clique aqui.

Osama nas alturas!

O terrorista mais famoso do mundo, Osama Bin Laden, foi encaminhado até suas virgens por soldados americanos no mês passado. E como não poderia deixar de ser, os Estados Unidos da América comemoraram euforicamente esta vitória (tardia!) na guerra contra o terrorismo.

Figura pública extremamente conhecida desde os ataques de 11 de setembro de 2001, com o nome no topo da lista dos mais procurados do FBI e tendo a cabeça avaliada em 25 milhões de dólares, Osama Bin Laden alcançou o título de inimigo número um da América. Ainda assim, conseguiu a façanha de permanecer escondido durante quase dez anos.

Mas no fim, Osama não foi páreo para o incansável (e lento!) serviço de inteligência americana.

Contextualizando todos os fatos ocorridos, a saga terrorista de Osama Bin Laden ficará registrada para sempre nos anais da história como a mais ousada força opositora dos norte-americanos no início do século XXI.

Aproveitando-se do fato em evidência, a webshop Lightake não perdeu tempo e lançou em seu site algumas camisetas estampando Osama Bin Laden de formas engraçadas e inusitadas.

Seguem abaixo:







As camisetas são feitas em algodão. Os tamanhos disponíveis são XXL e XXXL. O primeiro é recomendado para homens de 1,75m até 1,80m, já o segundo, para homens de 1,80m até 1,85m.

Se você deseja fazer outras compras na LighTake, clique no banner.

domingo, 12 de junho de 2011

Tablets alternativos - existem boas opções

Os tablets genéricos tornaram-se uma alternativa aos produtos de fabricantes conceituados no mercado como Apple e Asus. O principal motivo para o sucesso destes tablets alternativos é o preço, que pode variar de US$80,00 à US$400,00.

Entretanto, um dos grandes problemas para os consumidores que buscam este tipo de alternativa é que a grande maioria, destes potenciais compradores, não sabe como comparar parâmetros importantes entre os dispositivos ofertados. Assim, muitas vezes acabam tomando uma decisão de compra baseando-se principalmente no preço, sem levar outros fatores importantes em consideração.

Processadores ineficientes, telas de má qualidade, memória RAM de 256mb ou, até mesmo, de 128mb e sistemas operacionais desatualizados são pontos negativos que muitas vezes passam despercebidos por consumidores que se deixam levar pela euforia de poder adquirir um tablet a um preço atrativo.

Realmente, o valor deve ser considerado e compatível com a realidade de cada um. Contudo, pesquisar e buscar informações acerca do produto que se pretende adquirir é fundamental.

Desta forma, pesquisei algumas alternativas que oferecessem preços acessíveis, configurações razoáveis e sistemas operacionais atuais como Windows 7 e Android 2.3.

Seguem abaixo quatro tablets comercializados pelo LighTake que se enquadram nestes parâmetros.




Processador: Samsung A8 PV210
Velocidade: 1.2Ghz
Sistema Operacional: Android 2.3
Memória RAM: 512Mb
Memória de armazenamento (HD): 4Gb
Câmera 1.3 MP
Saída HDMI 1080P
Memória estendida: Cartões Micro SD e dispositivos de armazenamento USB
Tamanho da tela: 8” LCD-TFT (800x600) [4:3]
3G: Dispositivo externo
WiFi: Sim [802.11b/g]
Leitor de cartões: Sim [TF]
Entrada USB: Sim
Dispositivos de aúdio: 2 alto-falantes 0.5W
Microfone e fones de ouvido 3.5mm
Bateria: 4000mAh (lítio)
Adaptador de energia: 110v-220v
Pacote Office: Word, Excel, Powerpoint, PDF e TXT
Messengers: QQ, MSN e Skype
Internet Explorer
Audio: MP3, WAV, WMA, ACC e ACC+
Vídeo: 1080P MP4, AVI, 3GP, RMVB e RM
Imagens: JPG, JPEG e GIF
Linguagens: Inglês, Francês, Espanhol, Português, Italiano, Alemão, Russo, Grego, Chinês, etc.
Itens inclusos:
818 8 inch Android 2.3 Samsung PV210 A8 1.2GHz CPU Tablet PC MID with Camera/WiFi Support Flash 10.1
Fonte de energia (110v-220v)
Fones de ouvido
Cabo USB

PREÇO: US$209,98




Modelo: M7008
Sistema Operacional: Android 2.3
Memória RAM: 512Mb DDR III
Memória de armazenamento (Nand Flash): 4Gb
Tela: 7” Capacitiva (800x480)
Memória estendida: suporte a cartões de memória TF até 32Gb
Interface: câmera, portas USB e leitor de cartões
Internet browser: Opera, UCWeb, SkyFire, Dolphin
Gravação: suporte à MP3 e WMA
Android Market: Sim
Formatos de áudio suportados: MP3, WMA, MP2, OGG, AAC, M4A, MA4, FLAC, APE, 3GP, WAV
Pacote Office: Word, Excel, Powerpoint, PDF e TXT
Linguagens: Chinês, Inglês, Francês, Alemão, Italiano, Japonês, Koreano, Polonês, Russo e Espanhol
HDMI: porta mini HDMI (Suporte - HDMI 1.3)
Bateria: 3000mAh
Itens inclusos:
M7008 7 inch Capacitive Touch Screen Android 2.3 3D Game WiFi Tablet PC MID 4GB
Adaptador de energia
Cabo USB

PREÇO: US$210,98




Processador: Intel® Atom™, CPU N455 1.66Ghz, Chipset Intel 945GSE+ICH7-M
Sistema operacional: Windows 7
Memória RAM: 1Gb DDR II
Memória de armazenamento (HD): 160Gb
Tela: 10.2” (1024x600)
WiFi: Sim (802.11b/g 54mb)
Painel touch-screen: tela capacitiva
Portas USB: Sim – USB 2.0 (3)
Lista de slots: 1x entrada para microfone
1x entrada para fones de ouvido
1x entrada para fonte de energia
1x leito de cartões SD/MMC
1x entrada para chip SIM (chip de celular)
Câmera: 1.3 MP
Linguagem: Inglês
Adaptador de energia: 100-240v 50/60Hz
Bateria: 3000mAh
Itens inclusos:
10.2inch Windows 7 OS N455 1.660GHz CPU Tablet PC with WiFi/Camera Black
Cabo USB
Adaptador de energia
CD
Manual (em chines)

PREÇO: US$367,99




Modelo: P100
Processador: Intel Atom N455 1.66Ghz
Sistema operacional: Windows 7
Memória RAM: 2Gb DDR II
Memória de armazenamento (Nand Flash): 32Gb
Tela: 10.1” (Capacitiva) [1366x768]
Memória estendida: Suporte a cartões SD e TF
Câmera: 1.3 MP
Sensor de gravidade (função “Shake Control”): Sim
Flash: suporte ao Flash 10.1
Android Market: Sim
Vídeo: 720P, AVI, MOV, MP4, RMVB, FLV, MKV
Sons: MP3, WMA, WAV, APE, AAC, FLAC, OGG
E-book: TXT, PDF, HTML, RTF, FB2
GPS: Sim
WiFi: Sim (802.11 b/g)
3G: Sim
Bateria: 2200mAh
Linguagem: Inglês
Portas: 1X HDMI
1x Mini USB
2x USB 2.0
Itens inclusos:
P100 10.1 inch Capacitive Screen Windows 7 Tablet PC MID Support Flash 10.1
Adaptador de energia

PREÇO: US$434,98

Espero que estas indicações sejam de grande valia aos que procuram por alternativas que ofereçam uma boa relação custo/benefício para poderem adquirir um tablet.

Se você deseja fazer outras compras na LighTake, clique no banner.