sexta-feira, 17 de junho de 2011

Pesquisadores desenvolvem dispositivo para adicionar cheiro a TVs e celulares

Componente dá opção de 10 mil odores diferentes para serem usados por programas de TV e sites. Pesquisa é feita em parceria com a Samsung.

As nossas televisões já têm telas enormes, imagens em 3D, áudio e vídeo de alta qualidade. O que mais podemos querer? Cheiros? Se a resposta for essa, então pesquisas feitas na Universidade da Califórnia, em parceria com a Samsung, estão no caminho certo.

A empresa, junto com os pesquisadores norte-americanos, está desenvolvendo um componente gerador de odores para TVs e celulares. O dispositivo daria aos programas de TV e sites uma opção de 10 mil odores para serem usados.

As pesquisas para o desenvolvimento de TV com odor existem há muito tempo, mas a parceria entre Samsung e a Universidade da Califórnia parece ser a primeira viável, superando os obstáculos de controle e variedade que impediram avanços de estudos anteriores.

A solução é a criação de "pixels de odores": uma matriz 100x100 com pequenos fios que torna mais fácil o aquecimento de qualquer um dos 10 mil pequenos recipientes cheios de líquido.

Alguns odores podem ser agradáveis de receber, como cenas de praia, por exemplo. Já alguns outros podem não ser tão agradáveis. Filmes cheios de mortes e cadáveres, por exemplo, não devem agradar muita gente. Para isso, também está sendo desenvolvido um sistema para bloquear certos odores. Assim, quando você estiver com fome, não precisará ser torturado pelo cheiro de sanduíche vindo do comercial de restaurantes.

O estudo da Universidade da Califórnia e da Samsung não é o único sendo desenvolvido atualmente. A NTT Communications instalou um quiosque com gerador de odores em um shopping em Tóquio, que adiciona cheiros a propagandas de restaurantes, enquanto a ScentSciences vende um dispositivo USB com 20 cheiros para PCs e videogames.


Este tema já foi matéria do Fantástico em 2009. Segue abaixo o vídeo:


Material apresentado no programa Fantástico (TV Globo) em 15/03/2009
Matéria: Japão testa televisão com cheiro

Fonte: globo.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário