quarta-feira, 6 de julho de 2011

Novo golpe no Facebook promete cartão de compras da loja da Apple

Phishing na rede social pede que usuários respondam pesquisa e publiquem mensagem em mural; especialista aconselha internautas a apagarem referências sobre esquema

Se você encontra uam mensagem no Facebook oferecendo um Giftcard do iTunes de 25 dólares (para compras na loja online da Apple) em troca de responder uma pesquisa, ignore-o, pois trata-se de um phishig scam (golpe virtual).

Pesquisadores de segurança da Sophos avisam que pessoas por trás desses golpes ganham dinheiro a partir de cada pesquisa completada, mas não há nenhuma chance de os usuários que a responderam ganhar o prêmio prometido. “Os golpistas ganham comissão para cada pesquisa que eles enganam as pessoas a responderem – e suas chances de receber um iTunes Giftcard são praticamente zero”, explica o pesquisador da empresa, Graham Cluley.

E se você clicar no link, ele irá te levar para uma página que o obriga a compartilhar a mensagem com seus amigos antes que você possa avançar para a próxima etapa. Isso significa que a mesma mensagem será postada em seu mural, onde estará visível para todos os seus amigos. E se algum dos seus amigos for enganado pelo mesmo golpe, a mensagem aparecerá no mural deles, espalhando ainda mais o golpe.

“É claro que, se você caiu nesse golpe, é uma boa ideia remover todas as referências sobre ele de sua página no Facebook e avisar seus amigos para não clicarem nele”, lembra Cluley.

Golpe no Facebook promete crédito de US$ 25 na loja online da Apple

Fonte: Macworld (Reino Unido) / Imagem (reprodução)

Nenhum comentário:

Postar um comentário