domingo, 10 de julho de 2011

Pesquisadores criam antena que capta energia do ar

Ondas eletromagnéticas trafegam por todos os lados no mundo atual. Sejam ondas de rádio, de torres de celular, de antes de transmissão de TV ou de redes sem-fio, não conseguimos escapar delas. Essas ondas que circulam na atmosfera contém energia, mas só um receptor adequado consegue capturá-las e transformá-las em algo, seja dados ou imagem de TV E essa energia não é exatamente muito alta, os sinais são bem fracos.

Antena poderá ser capaz de captar energia no ar (Foto: Georgia Tech)

Pesquisadores da universidade de Geórgia, no entanto, conseguiram criar uma antena que é capaz de capturar todos esses tipos de sinais. Mas ao invés de tentar entendê-los, a antena apenas transforma o que consegue captar em energia pura. A quantidade de energia capturada está na casa dos microwatts, mas já é o bastante para alguns sensores.

A técnica de captura de sinais é tão inovadora quanto o método usado para criar as antenas. Elas são impressas por meio de impressoras de jato de tinta em materiais específicos. Mas ao invés de usarem cartuchos de tinta comum, eles criaram uma mistura de nanopartículas de prata, dentre outras coisas, para possibilitar a captura de energia..

Manos Tentzeris, professor da universidade e líder da pesquisa, disse durante a apresentação da tecnologia em um evento no Reino Unido, que existem variados usos para esse tipo de antena. É possível, por exemplo, usar em sensores de detecção de vazamentos ou sensores de temperatura, já que ambos utilizam um sistema que necessita de bem pouca energia para funcionar.

Os pesquisadores já estão testando essa tecnologia e acreditam que ela tem potencial para ser adotada amplamente, principalmente por causa do baixo custo de produção das antenas.

Fonte: Rafael Silva (Tecnoblog / Via: Georgia Tech)

Nenhum comentário:

Postar um comentário