domingo, 10 de julho de 2011

Review: AVATAR F103

Em um post anterior havia apresentado o AVATAR F103 aqui no blog. Contudo, meus pareceres foram baseados a partir de vídeos e descrições disponíveis no site Lightake. Como o produto me agradou muito, resolvi comprá-lo.

AVATAR F103

Controle e aeromodelo

Fiz o pedido no site dia 18/05/2011 e recebi dia 20/06/2011. Minha remessa veio devidamente registrada e não foi tributada.

A caixa veio um pouco amassada, mas o produto chegou intacto. Por tratar-se de uma peça de pequeno porte, feita em grande parte de plástico, houve certo ceticismo de minha parte em relação à resistência do F103. Porém, este pequeno helicóptero me surpreendeu positivamente neste quesito.

O teste de resistência se deu naturalmente, pois controlar o F103, nas primeiras vezes, foi uma tarefa desafiadora para mim. Os choques contra o teto e paredes foram muitos, e não dava para acreditar que após cada uma das quedas que levou, fosse capaz de levantar voo novamente.

Teste de voo do AVATAR F103

Não bastassem as quedas e choques contras as paredes, quando imaginei estar apto a controlar o F103, consegui realizar uma manobra “sensacional” e o deixei cair dentro de um balde cheio de água. Feito isso, não me restavam dúvidas, havia conseguido atingir meu objetivo: aposentar meu mais novo brinquedo por invalidez. Naquele dia decidi encerrar a brincadeira.

Surpreendentemente, no outro dia ao ligá-lo, o pequeno helicóptero voltou a voar normalmente. Assim, vocês podem tirar suas próprias conclusões acerca da resistência do brinquedo.

Ainda assim, o F103 vem com hélices para reposição. Contudo, posso adiantar que são necessárias chaves Phillips muito pequenas para que se possa realizar algum tipo de manutenção neste aeromodelo.

Peças de reposição

Como citado, controlar o F103, ao menos para quem nunca teve contato com um aeromodelo, não é tão simples. Este é um modelo de quatro canais, ou seja, oferece mais possibilidades de movimentos que um modelo de dois canais (opções mais populares por terem um preço mais baixo).

No controle, existem duas alavancas, uma de aceleração e outra direcional, mais dois botões para voos laterais, esquerda ou direita, além de um roll-on para calibragem de voo.

Controle do AVATAR F103


Comandos de voo lateral

Outro componente importante que se encontra no controle é uma chave onde se pode selecionar as opções “A”, “B” ou “C”. Trata-se de uma chave que define em que frequência você irá comandar seu brinquedo. Mas afinal, por qual motivo esta chave está disponível? Para que mais de um aeromodelo possa voar simultaneamente. Pois, se todos os F103 trabalhassem na mesma frequência não seria possível que duas pessoas comandassem seus respectivos aeromodelos, um ao lado do outro. Desta forma, como o controle oferece três opções de frequência, até três F103 podem voar simultaneamente, cada um sendo controlado por uma pessoa. Mas também é possível que uma só pessoa controle vários F103 ao mesmo tempo.

Chave para seleção de frequência

Dois AVATAR F103 sendo comandados a partir de um controle

Além disso, o controle ainda oferece mais uma opção interessante que é a possibilidade de carregar a bateria do helicóptero transferindo energia das pilhas AA, utilizadas no controle (seis ao total), para a bateria do F103. Isto pode ser feito através de um pequeno cabo que fica guardado dentro de um compartimento com a inscrição “Charging”, localizado abaixo das chaves de seleção de frequência.

Compartimento para baterias (pilhas) no controle

Compartimento "Charging" do controle

Já o procedimento padrão para carregar a bateria do F103 é conectando-o a uma porta USB. Quando a carga está completa uma luz vermelha se acende no conector USB avisando que o brinquedo está pronto para voar.

Chave de liga/desliga

Conector para carga

Conector USB durante o processo de carga

Conector USB com o indicador luminoso avisando que a carga está completa

Outro aspecto que pude testar foi a autonomia. Não é lá grande coisa. A média que consegui com o brinquedo que adquiri foi de oito minutos e meio, que por sinal passam muito rápido. Entretanto, já estava ciente de que a autonomia seria de no máximo 15 minutos, conforme as informações que havia obtido sobre o produto.

Enfim, o AVATAR F103 correspondeu com minhas expectativas. Apesar de no início ter ficado um tanto reticente quanto a resistência deste pequeno notável, ele mostrou, em meio a quedas, batidas contra paredes e até mesmo um banho, que não é tão fácil abatê-lo.

Se você deseja fazer compras na LighTake, clique no banner.

Um comentário:

  1. poh cara bacana. estaria interessado em vender?
    mauricioitsd@hotmail.com

    ResponderExcluir