quarta-feira, 20 de julho de 2011

Tecnologia LED utilizada para cultivo de plantas “indoor”

Você mora na cidade? Alguma vez já pensou em cultivar plantas dentro de sua casa? Para o cultivo de plantas em ambientes fechados é necessário o tipo certo de luz. Sem ela qualquer tentativa está destinada ao fracasso.

Tradicionalmente as pessoas utilizam lâmpadas HPS (lâmpadas de vapor de sódio de alta pressão) que apresentam um alto índice de consumo energético. Este tipo de lâmpada além de consumir um nível elevado de eletricidade, também emite uma grande quantidade de calor. Assim, os riscos de incêndio elevam-se drasticamente quando estas lâmpadas são utilizadas para o propósito abordado.

Contudo, uma alternativa para o cultivo de plantas em ambientes fechados é a utilização da já conhecida tecnologia LED. Lâmpadas LED destinadas a este propósito estão revolucionando o segmento, pois consomem menos energia, irradiam menos calor e fornecem apenas a quantia de luz que as plantas necessitam.

Esta tecnologia é utilizada pela NASA para o cultivo de plantas no espaço

Com as lâmpadas de LED é possível obter uma economia de até 75% de gasto em energia diante de outras alternativas de iluminação. Desta forma, é possível atingir uma redução notável no consumo de energia.

As plantas absorvem a luz emitida por lâmpadas LED de forma muito eficiente e o desperdício de energia/luz é praticamente nulo. Outras tecnologias de iluminação como HID (Xênon) emitem um espectro muito mais amplo de infravermelho, enquanto a HPS emite uma luz extremamente amarelada devido ao sódio. Em ambos os casos existem formas de desperdícios que não ocorrem na utilização de lâmpadas LED.

Lumens é uma denominação muito comum utilizada para descrever o quão brilhante uma fonte de luz é. Você pode encontrar esta informação listada na maioria das embalagens de lâmpadas fluorescentes ou em projetores e suas lâmpadas. Os lumens nos dizem apenas o quão brilhante é algo para o olho humano. E como seres humanos, podemos ver apenas uma pequena gama dos espectros de luz. Sendo assim, as cores são percebidas por nós de formas diferentes no que se refere ao grau de luminosidade.

Deste modo, as cores amarelo e verde parecem mais brilhantes para o olho humano do que as cores vermelho e violeta. Contudo, para as plantas as cores se apresentam de forma inversa em alguns casos. Por exemplo, a luz verde, que está entre as mais visíveis para o olho humano, é ineficaz quando utilizada no cultivo de plantas.

É por isso que a utilização da escala de lumens não é apropriada para definir a escolha de luz para cultivo de plantas indoor. Dez lumens de luz LED apropriada são mais efetivos do que cem lumens de luz verde.

Enfim, as luzes LED estão revolucionando o segmento de cultivo de plantas indoor. Elas consomem menos energia, oferecem apenas a quantia de luz de que as plantas necessitam e produzem muito menos calor.

No DealExtreme é possível encontrar algumas lâmpadas LED destinadas ao cultivo indoor. Seguem abaixo:







Se você deseja fazer compras na DealExtreme clique aqui.

2 comentários:

  1. Sobre o fato do verde ser ineficiente.

    A plantinha já é de que cor ? Verde... então ela odeia a cor verde.

    Já estou vendo maconheiros fazendo compras no Deal Extreme agora ! hehe

    Bela postagem, abraço !

    ResponderExcluir
  2. Oi, procurando uma lâmpada para fazer com que meu bonsai possa passar mais tempo dentro de casa, acabei encontrando esse post. Estou na dúvida entre as lâmpadas do dealextreme (que demora muito para enviar os produtos e mais ainda pra chegar) e essa lâmpada de superled RGB de 3w, facilmente encontrada no Brasil (http://www.indbrasilia.com.br/loja/product.asp?store=108084&template_id=6&dept%5Fid=3000&pf%5Fid=16%2E0060&nome=L%E2mpada+Power+Led). Você saberia dizer se essa última lâmpada atenderia às necessidades das plantas??? Se puder responder no meu email, ficaria muito grata! Obrigada! erika_braga@hotmail.com

    ResponderExcluir